Depoimentos

 

· Vanea de Souza Nogueira - Coordenadora do Programa de Trainees

"Compartilharemos nosso sucesso com vocês!

Sou uma entusiasta dos Programas de Trainee da MRS. E com justa razão. Afinal, eles contribuem para o desenvolvimento da empresa de um modo bastante especial: eles renovam e fortalecem a equipe MRS.

Não se trata apenas do acesso à organização de novas pessoas talentosas e comprometidas com o aprendizado e melhoria contínua. Mas, acima de tudo, ao encontro de pessoas apaixonadas por transporte, onde a ousadia e inovação própria de quem chega se amálgama com a sabedoria e memória da experiência e conhecimento acumulado de quem aqui está. O resultado somos todos nós, mais capacitados, renovados e, com certeza, mais sábios e também mais aprendizes.

Atribuo o sucesso dos nossos programas a esta alquimia organizacional oriunda da receptividade de todos em todos os níveis hierárquicos da organização, da visão e assertividade de buscar a pessoa certa para os desafios e cultura da MRS, e do comprometimento dos trainees com a rica oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional que o Programa representa.

Como sempre, os números falam por si. Já realizamos 3 Programas de Trainees Nível Superior, onde 52 jovens receberam treinamento, participaram de rodízios planejados e foram expostos a desafios de atribuições e projetos. Hoje 75% deles continuam conosco e 65% ocupam posição de Gestão ou em nível equivalente na carreira técnica. Ou seja tanto os trainees corresponderam as aspirações de desempenho da MRS como também a MRS correspondeu as aspirações profissionais desse grupo.

Esta é a nossa mensagem: se você é um jovem talentoso, apaixonado por transporte, um motivado em pensar a maneira mais eficiente de ligar dois pontos, seja na área operação ferroviária, planejamento e controle da produção, administrativa, comercial .., o Programa Trainee MRS é a oportunidade que você está procurando.

Vejo você aqui e boa sorte!"

Veja alguns depoimentos de profissionais de destaque na MRS Logística que participaram do programa:


· Ianna dos Santos Gomes - Coordenadora de Vendas

“Durante os meses de trainee na MRS, eu aprendi não apenas conceitos de administração, gerenciamento e negociação, mas principalmente, muito conhecimento da cultura ferroviária presente na empresa, transmitida por colaboradores que têm de tempo de ocupação neste modal o que tenho de vida e estão dispostos a passar essa experiência para nós, futuros colegas de trabalho. Para mim, o aprendizado advindo do rodízio entre as mais diversas áreas da empresa, além da convivência com os outros trainees que se tornaram grande amigos ao passar dos meses, compensa a distância da minha família e a troca constante de residência.”


· Nágissa Yuri Hiramatsu Pereira - Coordenadora Planejamento Operacional

"Recém formada, tinha um grande desafio: promover minha inserção no mercado de trabalho e, sobretudo, promover meu desenvolvimento profissional. Buscava um ambiente que me proporcionasse condições para aplicar e aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, bem como aprender novos conceitos e práticas gerenciais. O programa de Trainee da MRS foi a escolha acertada. A estruturação do mesmo, com treinamentos e práticas, e a abertura a todos os processos da MRS forneceu um aprendizado diferenciado. O Trainee tem todas as condições para promover seu desenvolvimento e participar, ativamente, no processo de crescimento da Companhia".


· Raphael Steiman - Especialista Ferroviário

"A dispersão geográfica da MRS é um dos seus maiores atrativos. Ela gera uma diversidade cultural única, uma grande oportunidade para quem busca não apenas um crescimento profissional, mas também humano. Crescimento profissional, aliás, que é uma outra vertente muito forte neste Programa. A MRS se enquadra num grupo seleto de companhias com um crescimento em torno de 10% ao ano desde sua fundação, vislumbrando dobrar sua produção e faturamento nos próximos 5 anos. Os profissionais que participarem desta façanha estarão se credenciando a um futuro brilhante no mercado de trabalho."


· Henrique Rocha Matins - Gerente de Faturamento

"A minha percepção é que o Programa de Trainees da MRS pode ser traduzido em 4 grandes pilares: proximidade com a Alta Direção; Aprendizado Contínuo, Crescimento Profissional e Muita Transpiração. Com esta base e atuando em uma empresa que está inserida no coração da economia brasileira e que apresenta crescimento contínuo desde a sua criação, além de projetá-lo ainda com mais vigor, quero acrescentar: Tenho orgulho de ser MRS!."


· Fabricio Coelho Gomes de Souza - Gerente Regional Unidade de Atendimento

"O Programa de Trainee MRS não é só uma oportunidade profissional mas sim uma escola de vida. Tive a chance de conhecer lugares interessantes, outros nem tanto assim e, até lugares inóspitos. Conheci pessoas receptivas e outras nem tanto assim. Passei por situações prazerosas e outras que me fizeram perguntar: 'Que diabos estou fazendo aqui?' Porém de tudo que vivi durante os 18 meses de programa tenho a convicção que sou uma pessoa melhor do que o 'fedelho' que entrou aqui em 13 março de 2000. Continuo fazendo parte do time da MRS e hoje começo a fazer parte da bela história que estamos contruindo."


· Carlos Alberto Lopes Hill - Trainee Nível Superior

"Desafio! Para mim, o Programa de Trainee 2006 – o primeiro com foco na Produção – representa um grande desafio: ‘aprender a aprender.

Aprender! Fazer parte desse histórico momento de mudanças na fisionomia da ferrovia brasileira, com o renascimento da aplicação de investimentos em melhorias operacionais, em locomotivas, em vagões e em novas tecnologias de controle de tráfego. Tudo isso demanda aprendizado acerca do complexo negócio ferroviário e, para esse aprendizado, é fundamental muita energia na bagagem. O Programa de Trainee oferece muitas oportunidades de aprendizado pessoal e profissional, pois nos possibilita vivenciar o “campo” e o “corporativo”, estreitar o relacionamento com futuros clientes e/ou fornecedores, desenvolver novas habilidades e adquirir novos conhecimentos por meio dos rodízios, dos diversos treinamentos, das visitas técnicas e, principalmente, escutando as experiências que são compartilhadas pelos competentes colaboradores da MRS.

Prazer! É um grande prazer poder trabalhar pela MRS, que é uma das empresas mais respeitadas e que mais investe e cresce no Brasil. A MRS não mede esforços em prol da qualidade, da produtividade, da busca permanente da excelência em seus processos de gestão e da satisfação de todas as partes interessadas no negócio.

Ação! Oportunidades de crescimento e desenvolvimento não faltarão diante de um cenário extremamente favorável para o setor ferroviário. Este cenário apresenta alto potencial de demanda e alto volume de transporte de cargas, com market share crescente das ferrovias no total de cargas transportadas no Brasil. Ademais, o índice de acidentes vem sendo reduzido drasticamente e a eliminação de gargalos operacionais é foco de investimentos. Por isso, com toda a certeza, reunindo atitude positiva, superação e equipe de talentos, transformaremos a MRS na maior e melhor ferrovia do país!"

· Daniel Motta Cabral - Trainee Nível Superior

“Além de contribuir para a formação profissional por meio de cursos e treinamentos altamente qualificados e respeitados pelo mercado, o Programa de Trainee da MRS tem como grande benefício a construção de uma rede de relacionamentos por todos os setores da organização, possibilitando que, no futuro, o profissional possua uma visão sistêmica da empresa e esteja apto a tomar decisões que busquem sinergia entre as áreas.”


· Gustavo Henrique Ota - Trainee Nível Superior

"Confesso que, até o momento em que fui chamado para realizar as provas seletivas do Programa de Trainee Gestor Ferroviário MRS 2006, eu não tinha conhecimento algum sobre a MRS Logística. Foi então que eu comecei a pesquisar sobre toda a logística ferroviária do Brasil, focando principalmente, é claro, na MRS Logística.

Nunca esperei estar no mundo da ferrovia. No início, todos os colaboradores da MRS nos mostravam que tudo é muito contagiante. O ferroviário começa a gostar do trabalho e acaba por se apaixonar pelo que faz. "Chega a correr trens nas veias..". Hoje eu sinto que sou um apaixonado pela ferrovia e pela empresa na qual eu trabalho.

Tenho muito orgulho de ser Trainee da MRS Logística. Além de muita capacitação, treinamento, cursos técnicos e de gestão empresarial, estamos sempre rodeados de profissionais que nos dão todo o suporte e liberdade de expressão, sempre com muita transparência e dedicação.

A todos da MRS Logística, muito obrigado."

· Júlio Rosa Baptista - Trainee Nível Superior

"A experiência de participar do Programa de Trainee da MRS é extremamente gratificante, sobretudo pela excelente oportunidade de conhecer lugares interessantes, pelo desenvolvimento pessoal e profissional (por meio de capacitações comportamentais e gerenciais) e pela grande rede de contatos. O conjunto de todos esses fatores torna o Programa de Trainee um grande sucesso para todos.

Nunca imaginei trabalhar em uma ferrovia, mas hoje não tenho dúvidas de que tomei a decisão correta, tendo a certeza de fazer parte de um time, seleto e privilegiado, chamado MRS."

· Alexandre Jacob - Especialista Ferroviário III

"A experiência é realmente válida. Em dois anos, aprendi e conheci o que, talvez, se eu tivesse entrado na empresa por outros meios, levaria décadas.
O aprendizado de vida e o relacionamento interpessoal também é algo que podemos destacar. Durante o rodízio, você lida e conhece pessoas com as mais variadas personalidades e deve conquistar a confiança de cada uma para desenvolver os trabalhos, e quando as conquista, sai para outras áreas e começa tudo de novo. Enfim, resumidamente, posso dizer que nós trainees da MRS somos, com certeza, uma mão de obra diferenciada e privilegiada."


· Ana Paula Dib Aloe - Trainee Nível Superior

"O programa de Trainees da MRS é muito mais do que um período de treinamento e de vivência em várias áreas da companhia. É uma oportunidade única de se estabelecer ampla rede de contatos internos e externos e de desenvolvimento pessoal. A cada dia, você adquire mais conhecimento, tanto na teoria quanto na prática, e é incentivado a superar seus próprios limites. A evolução de cada um de nós como profissionais e pessoas capazes de se adaptar a situações diversas, lidando com qualquer nível hierárquico da companhia, é facilmente percebida. Ao longo do programa, sentimos orgulho em estar participando ativamente do sucesso e do crescimento de uma companhia, cujo desempenho é fundamental para a economia do Brasil.”


· Ane Menezes - Especialista Ferroviário II

"Meu depoimento como funcionária da MRS e ex-trainee se resume em apenas duas frases: Nunca pensei em trabalhar em uma ferrovia como a MRS, mas agora penso em nunca sair. Afinal de contas quantas pessoas, hoje, podem dizer que trabalham numa empresa onde o seu trabalho é valorizado, que está comprometida com desenvolvimento do profissional, que tem um crescimento em torno de 15% ao ano, que bate recordes e mais recordes de produção continuamente, que se preocupa com a satisfação do cliente, dentre outras carcterísticas. Bom, quantas exatamente eu não sei. Mas sei que é um grupo seleto e eu faço parte dele."


· Beethowen Nepomuceno - Coordenador Vendas

“Nenhum programa de formação de talentos no Brasil dá uma visão tão ampla do nosso mercado. Além do amadurecimento pessoal, o Programa de Trainees da MRS nos força a descobrir as principais cadeias logísticas do país e a evolução dos principais produtos. É uma experiência profissional riquíssima que nenhum outro programa fornece!”


· Bruno Giordani Monteiro Reis - Coordenador Vendas

“O programa de trainees da MRS, sem dúvidas, foi a experiência profissional mais importante da minha jovem carreira. Foi uma chance valiosa de crescimento profissional e integração à realidade de uma empresa grande e, vale ressaltar, em crescimento acelerado. No meu caso, o programa proporcionou na velocidade certa a transição da vida de universidade para a vida corporativa, principalmente porque minha experiência profissional era bem limitada. Os desafios foram sempre motivadores e instigadores; as pessoas foram sempre solícitas e compreensivas e os mentores e Gerentes Intermediários sempre souberam delegar e ensinar na medida certa. Na verdade, ainda me considero um trainee, pois a velocidade de absorção de conhecimento só aumenta e as pessoas com quem tenho a felicidade de conviver e interagir são eternos mentores. Em suma, me sinto hoje muito feliz, muito orgulhoso e, mais ainda, muito consciente dos desafios profissionais que tenho (e almejo) pela frente e da importância enorme do programa de trainees da MRS na minha situação hoje e no meu futuro, tanto pessoal quanto profissional.”


· Bruno Nascimento - Trainee Nível Superior

"A facilidade de acesso e comunicação direta até mesmo com os altos executivos da companhia tornam todo o processo mais aberto e transparente. Uma das poucas empresas no mercado que levam a cabo o programa trainee corporativo, com oportunidades de vivência em diversas áreas da empresa antes da alocação numa área final."


· Bruno Portugal - Trainee Nível Superior

“O Programa de Trainees da MRS foi a melhor maneira de ingressar no mercado de trabalho, pois tive a chance de aprender muito sobre diversas áreas em uma empresa em franco crescimento. O trainee tem abertura total em todos os níveis da organização, facilitando muito o relacionamento. A experiência de vida é ímpar, pois as situações as quais estamos expostos nos obriga a ter atitude e determinação e como todos nós estamos no mesmo barco, há um apoio muito grande entre os trainees, consolidando ainda mais as amizades.”


· Cesar de Freitas - Trainee Nível Superior

“O período como trainee da MRS é muito valioso. Uma das características mais importantes é a possibilidade única que temos de conhecer a empresa como um todo. Aprendemos de tudo um pouco, desde a parte técnica de ferrovia até relacionamento interpessoal.”


· Daniel Dias - Trainee Nível Superior

"Quando fiz a inscrição no processo seletivo para o Programa de Trainees da MRS, não sabia ao certo o que esperar. Mal sabia que estava prestes a fazer parte de um time muito especial. Time este que controla um negócio em franca expansão e de estratégica importância para o desenvolvimento do país. As projeções de crescimento da MRS, aliada a formação proporcionada por seu Programa de Trainees, com treinamentos diversos, execução de projetos, vivência em diversas áreas e respaldo de todo o corpo executivo da companhia, faz com que estes recém-chegados à vida profissional tenham a perspectiva de um futuro repleto de desafios e oportunidades."


· Fabiana Freitas - Trainee Nível Superior

"A MRS é uma empresa onde você encontrará grandes chances de crescimento. O programa de trainees corporativo oferece a oportunidades de aprendizado em diversas áreas, além da sua formação profissional. Estou muito satisfeita com a empresa e acredito num futuro promissor para MRS e para quem nela apostar!"


· Fábio Fernandes da Silva - Trainee Nível Superior

“O programa de trainees foi uma experiência profissional valiosa, pois é uma ferramenta de aprendizado muito eficiente. Durante o período de rodízio é possível conhecer o cotidiano das diversas áreas de atuação da empresa, com a vantagem de que ao final, podemos concatenar os ensinamentos adquiridos, obtendo dessa forma uma visão geral dos processos envolvidos. É também uma experiência de vida, na qual somos levados a nos conhecer melhor. Ao encarar os desafios propostos, acabamos identificando e levando nossos limites mais além, acho que isso é amadurecer. Mas o maior benefício são os amigos que fazemos ao longo do caminho, são eles que tornam possível encarar cada etapa. Vitória ou derrota, não importa, pois quando investimos em pessoas, sempre ganhamos.”


· Fábio Rezende - Gerente Manutenção Mecânica

"Para mim, o Programa de Trainees da MRS foi uma oportunidade ímpar de desenvolvimento profissional e pessoal. Ao longo dos meus 18 meses como trainee pude desenvolver projetos em três áreas diferentes que me proporcionaram uma visão mais ampla do negócio da Companhia. O Programa de Treinamentos, que é bem abrangente, me possibilitou conhecer não só a parte técnica como também comportamental, e hoje tenho utilizado no meu dia a dia tudo que a MRS me possibilitou aprender na teoria e na prática. Somos uma empresa de grandes desafios e aprendi a encarar cada um deles em busca da superação!"


· Gustavo Viana - Trainee Nível Superior

"No período como trainee pude perceber como a MRS Logística S.A. está crescendo ao longo dos anos, investindo em pessoas, atingindo metas e merecidamente conquistando o posto de melhor ferrovia do Brasil. A oportunidade de crescimento do trainee na companhia é inexorável. Pude transitar por diversas áreas da Empresa, interagi com vários profissionais, desde o cargo mais simples até o Presidente, participei de treinamentos de alta qualidade e hoje me sinto feliz por fazer parte dessa equipe. Precisamos de pessoas com determinação, criatividade, talento e flexibilidade para que a MRS Logística e seus profissionais cresçam juntos."


· Jacques Wrobel - Gerente Operação Pátios e Terminais

"A filosofia do programa de Trainees da MRS nos permite, através de um rodízio nas diversas áreas da empresa, conhecer o encadeamento de todos os processos que envolvem o Transporte Ferroviário. Permite-se, assim, uma visão mais ampla que facilita a escolha da área que mais se encaixa ao perfil de cada novo empregado. Uma ótima oportunidade de se criar relacionamentos (Networking) que serão de grande valia para trabalhos futuros e crescimento profissional dentro da Empresa."


· Juliana Viana dos Santos - Coordenador Vendas

"O Programa de Trainees da MRS tem um diferencial: ele realmente visa o crescimento e desenvolvimento do profissional. Na MRS, temos a oportunidade de conhecer as diversas áreas da empresa e a interelação entre elas. Esse rodízio entre as áreas proporciona o conhecimento da empresa como um todo. E é com este conhecimento que, após a conclusão do Programa, temos condições de junto com a coordenação identificar em qual área teremos melhor desempenho e satisfação no trabalho."


· Karina di Nubila - Trainee Nível Superior

"Quando entrei para MRS Logística, estava atrás de desafios. Buscava alinhar a minha vida profissional à uma Empresa de Grande Porte, conceituada no mercado e disposta a investir em seus profissionais. Não tive dúvidas em atuar como trainee na Ferrovia considerada a Melhor do Brasil. A Empresa apostou em mim, eu investi no Programa de Trainees MRS. Em menos de um ano, vejo que a escolha foi assertiva. Acreditei na minha determinação, a MRS cumpriu o seu papel e a cada dia, juntas, vamos traçando a minha trajetória profissional."


· Marcelo Guterres Vilela - Trainee Nível Superior

"Ser trainee me dá muitas oportunidades de aprendizado não só através de vários cursos que fazemos, mas principalmente com o envolvimento que posso ter nas diferentes áreas da empresa. A MRS é uma companhia em plena ascensão, com grandes oportunidades de crescimento profissional e valorização de seus funcionários através de intenso desenvolvimento e treinamento."


· Marcílio Eustáquio de Oliveira Rocha - Trainee Nível Superior

“O Programa de Trainees da MRS Logística me proporcionou a vivência em um setor extraordinário, a Ferrovia. Neste meses, aprendi muito com pessoas apaixonadas com o que fazem. Em paralelo a todo este aprendizado da operação ferroviária, foi possível me aperfeiçoar com diversos treinamentos. Sem dúvida, esta é uma grande oportunidade profissional.”


· Paulo Ferreira - Trainee Nível Superior

"Os Pontos mais positivos do Programa de Trainees da MRS são o investimento em treinamentos, na sua maioria voltados para a área gerencial, e a possibilidade de vivenciar diversos segmentos durante o rodízio, o que nos proporciona uma visão geral de como funciona a empresa."


· Raquel Pinto de Araújo - Trainee Nível Superior

"Lembro-me perfeitamente de quando estava participando do processo seletivo para o Programa de Trainees MRS 2004: um grande 'frio na barriga' e muitas incertezas sobre o que poderia vir a acontecer. Hoje, após quase 1 ano na MRS, percebo que os momentos aqui vivenciados foram extremamente válidos. O aprendizado (profissional e pessoal) é contínuo e as oportunidades para fazer acontecer estão por todos os lados. A MRS é uma empresa que cresce cada vez mais e a cada dia mais rápido. Por conseguinte, as responsabilidades que nos são delegadas e o ritmo de trabalho são bastante intensos. Porém, ao mesmo tempo em que exige o máximo de nós, a MRS proporciona os recursos necessários para que todos os desafios sejam atingidos, reconhecendo a qualidade do trabalho realizado por cada membro do time. Se o seu objetivo é crescer continuamente, vivenciando cada vez mais desafios, a sua oportunidade está aqui. Venha fazer parte do time MRS."


· Renata Cristina - Trainee Nível Superior

"A MRS está sendo uma grande oportunidade tanto profissional quanto pessoal. Aqui, temos contato com pessoas de grande conhecimento técnico e aprendemos o que não é ensinado na Faculdade, a prática ferroviária. Tenho orgulho de estar aqui, em uma empresa com alto grau de crescimento e que vai me proporcionar cada vez mais desafios."


· Renata Drumond Matias - Especialista Ferroviário II

"Na minha opinião, o Programa de Trainees é a forma mais interessante de iniciar a carreira. Na MRS, os trainees têm oportunidade de conhecer diferentes setores, o que proporciona um melhor entendimento do negócio da Companhia, assim como o relacionamento entre as áreas. No meu caso, a temporada que passei no campo foi um excelente aprendizado, que contribui para o meu trabalho atual, no Planejamento Operacional."


· Euler Augusto Linhares Brazil - Trainee Nível Superior

“Através do PROGRAMA GESTOR FERROVIÁRIO - TRAINEES 2006 buscou-se um perfil diferente do que os Programas de Trainees normalmente selecionam: a vivência em gestão, buscando superar os desafios com a experiência profissional dos “novos” trainees. Contribuir nesta trajetória de sucesso da Melhor Ferrovia do Brasil é um orgulho e uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal/profissional.”


· Tatiana de Araújo Carvalho - Trainee Nível Superior

“O programa de trainees da MRS Logística me proporcionou várias oportunidades de viagens e contatos com grandes clientes. Trabalhar na MRS exige proatividade e flexibilidade para enfrentar novos desafios.”