Concluído o comissionamento da sinalização em CBTC do P2-14
Mais uma importante etapa de preparo do P2-14, pátio que será ponto de apoio para todas as atividades do projeto das Grandes Intervenções de Via, foi concluída no final do mês de junho: a alteração dos sistemas de sinalização e mapeamento da via, trabalho conduzido, respectivamente, pelas equipes de Engenharia e Projetos de Eletroeletrônica e de Engenharia de Estratégia de Manutenção da Malha. Os demais sistemas de CBTC (CCO e Bordo) foram alterados pela Wabtec, fornecedora da MRS de longa data.
Esta foi a primeira vez que houve, na MRS, grandes alterações de sinalização em trecho CBTC. Segundo o especialista em Manutenção Ferroviária Marcos Taninho, em projetos como este é necessário envolvimento de diversas equipes, como Implantação de Projetos, Engenharia de Projeto, Engenharia de Estratégia de Manutenção, Centro de Controle Operacional e Planejamento, Circulação e Controle Operacional, além do conhecimento em diversas especialidades de eletroeletrônica, por exemplo, sinalização, telecom, bordo/CBTC e painel TDMS.
“O P2-14 foi o primeiro projeto desse tipo, com inclusão de novos ativos de sinalização. Essa característica de atuação gera o desafio de garantir, com previsão, a integração de todos os sistemas e a necessidade de desenvolver uma estratégia eficaz de comissionamento, de forma a sincronizar todas as frentes de atuação, gerando o menor impacto possível para a operação da MRS. O sucesso no comissionamento e a entrega da sinalização em CBTC do P2-14 foi motivo de satisfação e realização”, destaca Taninho.
Grandes Intervenções de Via
O coordenador de Engenharia da Manutenção Pedro Dockhorn explica que esta etapa foi extremamente importante para finalização do processo de reformulação do pátio para suportar todo o trabalho de Renovação da Via Permanente.
“A partir desse momento, as linhas 9, 11 e 13 do pátio estão 100% disponíveis para receber os novos equipamentos e vagões das GIVs, possibilitando uma maior produtividade na formação e na preparação dos comboios, além de agilidade na saída para os intervalos de trabalho”.
O consultor em Manutenção Ferroviária, Henrique Veloso, reforça o quanto a sinalização CBTC tem a contribuir para o projeto, por proporcionar agilidade e produtividade para as atividades a serem executadas no pátio e nas proximidades, garantindo a segurança operacional necessária para circulação dos trens.
“Este projeto foi desafiador em função de condições operacionais atípicas e pelo lay out diferente da via. Foi o primeiro desenvolvimento de interface de conectividade da sinalização com a camada do sistema CBTC elaborada pelas engenharias de Projeto e Manutenção da MRS junto ao fornecedor Wabtec. Foi super motivador o trabalho em equipe”, pontua Veloso.
Operação
O comissionamento da sinalização do P2-14 foi projetado e segregado para atender ao modelo operacional das linhas de circulação, desvio e manobras de forma automática, por meio da funcionalidade “Modo Manobra”, segundo o especialista Ferroviário Wiler Reginaldo.
“Esta funcionalidade tem a finalidade de passar o comando, via sistema, para autorização de manobras de acordo com as regras de classificação das linhas. Após esta autorização por parte do CCO, a sinalização libera, automaticamente, os sinais em ‘vermelho – pisca’ durante toda a operação da manobra ou desvio sem qualquer comando adicional do centro de controle. Esta automação proporcionou, ao time do CCO, o controle operacional do pátio, das linhas de circulação e das chaves de acesso à entrada e à saída dos veículos, garantindo a sustentabilidade do atendimento às grandes intervenções de via, reduzindo o fluxo de negociação e comunicação com o controlador”.
Quer conhecer um pouco mais sobre o P2-14? Clique aqui e assista ao vídeo para saber como estão as obras – em reta final – por lá. Aproveite para assistir, também, como foi a chegada da desguarnecedora total de lastro ao Brasil. Este é um dos importantes equipamentos de manutenção que serão usados na renovação da via permanente.
| Publicado em 8.7.2022