MRS apresenta plano de crescimento para o segmento de contêineres
MRS duplicará oferta de serviços em 2015. Novas rotas de grade fixa aumentarão a integração entre os centros de produção, consumo e exportação
A MRS Logística anunciou em abril seu plano de crescimento no segmento de cargas conteinirizadas para os anos de 2015 e 2016. Após um crescimento de 18% no volume de contêineres entre 2013 e 2014, uma expansão suportada por investimentos totais da ordem de R$ 300 milhões nos últimos cinco anos, a companhia se prepara para oferecer três novas rotas de trens expressos para contêineres com grade fixa (Jundiaí-Porto de Santos, Mogi das Cruzes-Rio de Janeiro e Santos-São Paulo), além da abertura de seis novos terminais intermodais e a operação entremargens do Porto de Santos utilizando os novos vagões Double Stack.
“A modelagem destes novos serviços foi fundamentada pela necessidade de otimização de custos para os produtores da região Sudeste. Estamos associando as vantagens competitivas da ferrovia à previsibilidade de um sistema de grades fixas de partidas e chegadas dos trens para oferecer uma relação custo/lead time ideal entre os grandes centros de produção, consumo, importação e exportação que atravessamos com nossa malha”, diz Henrique Martins, Diretor Comercial da MRS.
Além do desenvolvimento dos novos serviços e de parcerias estratégicas com terminais intermodais na Baixada Santista e no Rio de Janeiro, este crescimento se tornou possível graças a obras de infraestrutura ferroviária de porte, como a Segregação Leste, um trecho de 12km entregue no fim de 2014 que dissocia o fluxo de cargas do de passageiros na região de Suzano, e por projetos de inovação ferroviária, como o desenvolvimento do vagão Double Stack penta-articulado, que permite o empilhamento de dois contêineres em cada vagão.
Em 2014, a MRS registrou um novo recorde absoluto de produção, ao atingir a marca de 164 milhões de toneladas úteis transportadas em um ano.