Soluções Logísticas

Confiabilidade e eficiência

001_Washington_Andrade_Barbosa_-_CCO_-_Juiz_de_Fora_-_MGA MRS Logística tem ocupado lugar de destaque no segmento de transporte ferroviário de carga, especialmente em função de seus índices expressivos de produtividade, eficiência energética e confiabilidade dos ativos, o que, do ponto de vista comercial, são traduzidos em custos menores, menor lead time e maior segurança para nossos clientes. Desde sua criação, a companhia foi eleita nada menos do que dez vezes a melhor ferrovia de carga do país pela imprensa especializada, em levantamentos que consideram tanto a análise de especialistas quanto o voto direto dos próprios clientes. Recentemente, em levantamento sobre satisfação com serviços conduzido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) junto ao mercado, novamente a MRS foi a ferrovia de carga mais bem avaliada.

A partir de uma determinada extensão de deslocamento, o transporte ferroviário de cargas possui níveis muito superiores de produtividade e eficiência energética, em comparação com outros modais, o que reduz incrivelmente o custo logístico. O trem é a forma mais barata, menos poluente e mais confiável para transporte de cargas pesadas em escala.

009_Andaime_-_MGUm fator competitivo fundamental reside no fato de a malha da MRS estar conectada a cinco portos centrais da Região Sudeste: os terminais portuários de Santos, Itaguaí, Sepetiba, Porto Sudeste e Porto do Rio de Janeiro.  Na Baixada Santista, a MRS tem acesso direto ao porto da Usiminas Cubatão e às margens direita (Santos) e esquerda (Guarujá) do Porto de Santos. A MRS é também a mais eficiente conexão entre o Porto do Rio de Janeiro e os mercados de São Paulo e Minas Gerais. Por meio de um terminal intermodal de carga situado às portas do porto do Rio (terminal do Arará), a MRS opera cargas destinadas à exportação e importação, como produtos siderúrgicos, ferro gusa e contêineres. Por fim, a companhia tem acesso exclusivo aos terminais do Porto de Itaguaí: Sepetiba Tecon (Contêineres), CSN Tecar (Granéis) e CPBS Vale (Exportação Minério de Ferro), além de prover a solução logística para o terminal de exportação da Vale na Ilha de Guaíba, na Baía de Sepetiba (RJ). Mais recentemente, a MRS passou a servir também o Porto Sudeste, também na região de Itaguaí.

Segmentos de Atuação e Clientes Atendidos
Mineração

Vale, CSN, Usiminas, ArcelorMittal, Gerdau, Saint Gobain Canalização e Mineração Morro do Ipê.

Siderurgia

CSN, Usiminas, Gerdau, ArcelorMittal, Vallourec e Ternium.

Metalurgia

Companhia Brasileira de Alumínio e Nexa Recursos Minerais.

Construção Civil

CSN Cimentos, Cimento TUPI, LafargeHolcim e AB Areias.

Químico & Petroquímico

BASF, Elekeiroz e Unipar Indupa.

Papel & Celulose

Suzano.

Commodities Agrícolas

Caramuru, Cargill, Louis Dreyfus, Gavilon e Rumo.

Contêineres, Embarcadores & Operadores Logísticos

Magnesita, Itri, Nexa Resources, Plastipak Packaging, Scania, Novelis, Aliança Navegação, CMA CGM, Mercosul Line, Multiterminais, AMG Mineração e outros.

Multimodalidade

Soluções logísticas completas, ou integradas, exigem a íntima articulação entre os diversos modais, para garantir o máximo de competitividade e pleno atendimento às demandas específicas de cada segmento ou cliente. A MRS desenvolveu e oferece diversas soluções multimodais, inclusive de transporte door to door.

Ferrovia + Cabotagem ou Marítimo Internacional

Com acesso aos principais portos brasileiros, a MRS atua em parceria com as maiores empresas de navegação, participando da logística terrestre de fluxos com origem ou destino em cabotagem e comércio exterior.

Ferrovia + Outra Ferrovia

A integração da MRS com outras ferrovias, possibilita que os limites físicos da malha ferroviária e as diferenças de bitolas, sejam ampliados e que a partir desta sinergia, seja disponibilizado ao mercado uma solução de transporte de cargas que atravessa a região sudeste e se estende em direção ao sul, centro-oeste, nordeste do país.

Ferrovia + Rodovia

A MRS desenvolve parcerias com operadores logísticos e transportadoras rodoviárias para o atendimento de clientes em soluções door to door.

Ferrovia + Hidrovia

A MRS conta com uma operação especial que integra a ferrovia à Hidrovia Tietê-Paraná, por meio do porto da cidade de Pederneiras, em São Paulo. Esta rota favorece o escoamento da produção agrícola da região Centro-Oeste. Após o transbordo para os trens em Pederneiras, a carga segue diretamente, por trem, para o Porto de Santos.