Estrutura e Governança

Processos para a garantia de transparência

Locomotiva MRS em destaque, circulando em trecho cercado por vegetação rasteiraA MRS Logística é uma concessionária de serviços públicos e uma companhia constituída sob a forma de sociedade anônima. Estes dois fatores imprimem ao nosso modelo de gestão uma série de responsabilidades com relação à identificação e tratamento de riscos, confiabilidade e controle das informações enviadas ao mercado e o correto endereçamento de assuntos éticos, entre outras questões de governança.

O setor ferroviário nacional é regulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estabelece uma série de metas com relação a produtividade e segurança, que são reportadas regularmente pelas concessionárias e compiladas pela Agência. Os contratos de Concessão e Arrendamento são os documentos que definem os direitos e deveres da MRS como concessionária de serviço público e estão disponível para consulta no link no rodapé desta página.

Também estão disponíveis ao final da página documentos com a relação de bens imóveis e móveis arrendados pela MRS, em cumprimento ao disposto no Decreto nº 10.161, de 09 de dezembro de 2019, relativo ao processo de extinção do Contrato de Arrendamento da MRS Logística S.A. Manifestações e dúvidas sobre o assunto podem ser feitas por meio do endereço eletrônico coama@antt.gov.br.

Estrutura

A MRS foi constituída como uma S.A. em 1996 para operar a chamada Malha Sudeste da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). MBR (32,9%), CSN (18,6%), CSN Mineração (18,6%), UPL (11,1%), Vale (10,9%), Gerdau (1,3%) e um grupo pulverizado de pequenos investidores (6,5%) são os acionistas da companhia. Estas empresas, a partir de um Acordo de Acionistas, constituem, por meio de representantes, o Conselho de Administração, o mais alto órgão de governança da MRS, responsável, entre outras atribuições, pelo direcionamento estratégico global da companhia, pela decisão sobre os investimentos mais significativos e pela saúde e longevidade da organização.

O Conselho de Administração também nomeia o Presidente e os Diretores da Companhia. Em seu mais alto nível executivo, a MRS possui hoje seis Diretorias: Operações, Engenharia e Manutenção, Comercial, Finanças e Desenvolvimento, Recursos Humanos e Relações Institucionais.

Ética

Colaboradora MRS olha para o alto e está usando equipamentos de proteção individual como capacete, óculos e luvasA MRS é reconhecida no mercado por estender a colaboradores e parceiros seus compromissos com a ética e a transparência nos negócios. Todos os colaboradores MRS são signatários do Código de Ética da companhia e se responsabilizam pela qualidade, precisão e limites das informações prestadas, bem como se comprometem a um padrão bastante rigoroso de conduta. O Código de Conduta da MRS está disponível para download no rodapé desta página.

 

Auditoria Interna e Gestão de Riscos

Subordinada diretamente ao Conselho de Administração, a gerência geral de Auditoria Interna e Gestão de Riscos da MRS tem a função de realizar trabalhos com foco em avaliações (assurance), consultorias diversas, apurações de denúncias, monitoramento do ambiente ético e em trabalhos voltados para o apoio às áreas no gerenciamento dos riscos.

A Auditoria Interna da MRS foi a primeira do gênero em ferrovias sul-americanas a receber a certificação de qualidade do IIA Global, a principal entidade do segmento, que avaliou a aderência dos processos de auditoria com base nas normas internacionais.

Para comunicação a respeito de possíveis desvios éticos ou denúncias, a companhia mantém o canal Linha Direta com a Auditoria, que pode ser acessado por qualquer pessoa, de dentro ou de fora da companhia.

Plano de Atendimento Emergencial

O Plano de Atendimento Emergencial é um conjunto de diretrizes, dados e informações com base na legislação, normas e boas práticas que definem os procedimentos técnicos e administrativos para casos de urgência, como condições climáticas extremas, acidentes ou mudanças operacionais com impactos sobre a sociedade. Acesse o plano na lista de documentos abaixo.


Downloads

Código de Conduta Ética MRS Logística
Estatuto Social MRS Logística
Contrato de Concessão MRS Logística
Bens Imóveis – Terrenos, Edificações e Outras Instalações Fixas
Bens Móveis – Locomotivas
Bens Móveis – Vagões
Bens Móveis – Demais Bens Móveis
Contrato de Arrendamento MRS Logística
Plano de Atendimento Emergencial MRS Logística