Estrutura e Governança

Processos para a garantia de transparência

026_Andaime_-_MGA MRS Logística é uma concessionária de serviços públicos e uma companhia constituída sob a forma de sociedade anônima. Estes dois fatores imprimem ao nosso modelo de gestão uma série de responsabilidades com relação a identificação e tratamento de riscos, confiabilidade e controle das informações enviadas ao mercado e o correto endereçamento de assuntos éticos, entre outras questões de governança.

O setor ferroviário nacional é regulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estabelece uma série de metas com relação a produtividade e segurança, que são reportadas regularmente pelas concessionárias e compiladas pela Agência. O Contrato de Concessão e Arrendamento é o documento que define os direitos e deveres da MRS como concessionária de serviço público, e está disponível para consulta no link no rodapé desta página.

Estrutura

A MRS foi constituída como uma S.A. em 1996 para operar a chamada Malha Sudeste da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). MBR (32,9%), CSN (18,6%), Congonhas Minérios (18,6%), UPL (11,1%), Vale (10,9%), Gerdau (1,3%) e um grupo pulverizado de pequenos investidores (6,5%) são os acionistas da companhia. Estas empresas, a partir de um Acordo de Acionistas, constituem, por meio de representantes, o Conselho de Administração, o mais alto órgão de governança da MRS, responsável, entre outras atribuições, pelo direcionamento estratégico global da companhia, pela decisão sobre os investimentos mais significativos e pela saúde e longevidade da organização.

O Conselho de Administração também nomeia o Presidente e os Diretores da Companhia. Em seu mais alto nível executivo, a MRS possui hoje seis Diretorias: Operações, Engenharia e Manutenção, Comercial, Finanças e Desenvolvimento, Recursos Humanos e Relações Institucionais.

Ética

001_Ana_Claudia_Alves_-_Mantenedora_eletricista_-_Horto_-_MGA MRS é reconhecida no mercado por estender a colaboradores e parceiros seus compromissos com a ética e a transparência nos negócios. Todos os colaboradores MRS são signatários do Código de Ética da companhia e se responsabilizam pela qualidade, precisão e limites das informações prestadas, bem como se comprometem a um padrão bastante rigoroso de conduta. O Código de Conduta da MRS está disponível para download no rodapé desta página.

Auditoria Interna

Ligada diretamente ao Conselho de Administração, e com a função de promover auditorias tanto investigativas quanto de caráter consultivo e preventivo, a Auditoria Interna da MRS foi a primeira do gênero em ferrovias sul-americanas a receber a certificação de qualidade do IIA Global, a principal entidade do segmento, que avalia a consistência e a qualidade dos processos de monitoramento de riscos, governança e ética no ambiente de negócios.

Para comunicação a respeito de possíveis desvios éticos ou denúncias, a companhia mantém o canal Linha Direta com a Auditoria, que pode ser acessado por qualquer pessoa, de dentro ou de fora da companhia.

Plano de Contingência

O Plano de Contingência é um conjunto de diretrizes, dados e informações com base na legislação, normas e boas práticas que definem os procedimentos técnicos e administrativos para casos de urgência, como condições climáticas extremas, acidentes ou mudanças operacionais com impactos sobre a sociedade. Acesse o plano na lista de documentos abaixo.


Downloads

Código de Ética MRS Logística
Estatuto Social MRS Logística
Contrato de Concessão MRS Logística
Contrato de Arrendamento MRS Logística
Plano de Contingência MRS Logística