Gestão de Pessoas

Espírito ferroviário

002_Lourinaldo_Balbino_-_Manobrador_-_Paranapiacaba_-_SPA MRS conta hoje com, aproximadamente, 6 mil colaboradores diretos, além de cerca de 3 mil indiretos, e entende ser uma grande conquista a transformação promovida, desde sua criação aos dias atuais, nas condições de trabalho na ferrovia. A política de gestão de pessoas é orientada a melhorias constantes do ambiente físico de trabalho, à manutenção de uma forte cultura de segurança pessoal e à perpetuação do clima cooperativo, no melhor estilo ferroviário.

O resultado da soma entre um sistema de gestão que está entre os melhores do país e a identificação com a ferrovia não poderia ser outro: a empresa tem um alto índice histórico de satisfação e favorabilidade.

A MRS reverte, anualmente, algo em torno de R$ 500 milhões para remuneração, benefícios e treinamento de seus colaboradores. A companhia tem estabelecido parcerias estratégicas com entidades como o Senai para a formação de mão de obra para o setor ferroviário, frente de atuação em que merece destaque o programa de formação de maquinistas.

Prata da Casa

As políticas de carreira e de sucessão são outro ponto de destaque no composto de gestão de pessoas da companhia. Novas oportunidades e vagas são preenchidas, em mais de 85% das vezes, por colaboradores do próprio quadro funcional, por meio de promoções. O Programa de Trainees da MRS é outro caso de destaque. Jovens profissionais ingressam na ferrovia e ganham a experiência de trabalho em diversos setores, o que os prepara para a vida gerencial e executiva. O programa foi o ponto de partida para inúmeros gestores e, atualmente, dois dos seis diretores da MRS ingressaram na companhia como trainees.

Acima de tudo, o ambiente interno da MRS é fortemente marcado pelo vínculo com a ferrovia, uma ligação intensa e com raízes familiares, em boa parte das vezes, profunda. Sinta como nossos colaboradores percebem a companhia e seu trabalho neste vídeo comemorativo de 2014:


Saiba Mais

Faça parte do nosso time