Quem Somos

Uma ferrovia de padrão internacional

A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. Hoje, a companhia está entre as maiores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada nos anos 1990. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

Nossa produção é diversificada, entre as principais cargas que transportamos estão: contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro.

Andaime

A companhia foi criada em 1996, quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. Nossa malha conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas e alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que confere à nossa operação uma importância econômica diferenciada.

Missão

Oferecer transporte de carga com foco na ferrovia, priorizando fluxos que gerem escala e relações de longo prazo, a preços competitivos e com previsibilidade, para agregar valor crescente ao negócio.

Visão

Uma ferrovia sustentável, de classe mundial, com operação segura, clientes satisfeitos e colaboradores comprometidos e responsáveis.

Valores

  • Atitudes responsáveis.
  • Atendimento impecável das necessidades de nossos clientes, com eficiência de classe mundial.
  • Alto desempenho de nossas equipes, motivadas e comprometidas.

Além do transporte de cargas como minérios, produtos siderúrgicos acabados, cimento, bauxita, produtos agrícolas e containers, entre outros, a MRS oferece soluções logísticas mais amplas, incluindo o planejamento e o desenvolvimento de soluções multimodais (que se valem de mais de um meio de transporte), além de serviços ferroviários customizados. A companhia tem hoje indicadores comparáveis aos das mais eficientes e seguras ferrovias norte-americanas e europeias, em quesitos como eficiência energética, transit time, disponibilidade e confiabilidade de ativos, segurança e produtividade, e se destaca pelo uso intensivo de tecnologia e de uma cultura de inovação.

Segurança

Um grande desafio para todas as ferrovias nacionais é a gestão eficaz do nível de interferência mútua entre os trens e as comunidades, e a segurança das pessoas que vivem nas proximidades da linha férrea. Ano após ano, a MRS tem conseguido avançar neste gerenciamento, graças a investimentos para soluções nas cidades e para a mobilidade das comunidades e um trabalho constante de conscientização e orientação, com foco no combate à imprudência. Nossas ações nesta frente estão detalhadas no canal Segurança.

Responsabilidade Social Empresarial

A MRS pretende que o poder de transformação social da ferrovia tenha efeitos ampliados sobre a nossa sociedade. A companhia mantém diversos programas de diálogo e promoção de bem-estar e desenvolvimento para as famílias de seus colaboradores e as comunidades que abrigam a ferrovia, além de um portfólio extenso de projetos de investimento social. Também foi a primeira ferrovia nacional certificada pelo Ibama e mantém programas constantes de gestão ambiental, com foco no tratamento de impactos sobre as cidades. Dada a relevância de sua contribuição econômica, a companhia mantém também um sistema bastante refinado de gestão de riscos, controle econômico-financeiro e de governança corporativa.

Para a MRS, crescimento não é nada sem a visão de um futuro melhor para todos.


Downloads

Perfil Corporativo MRS Logística