30.09.2019 às 10:10

Em mãos: equipe de Auditoria Interna recebe certificação internacional de qualidade

A única ferrovia no Brasil a ter suas práticas em auditoria interna validadas pelo IAA Brasil (Institute of Internal Auditors). Essa é a MRS. Depois de receber o primeiro certificado em 2013, válido por cinco anos, a empresa foi mais uma vez reconhecida por seguir os melhores padrões de auditoria interna estabelecidos internacionalmente.

No dia 26 de setembro, a equipe da Gerência Geral de Auditoria Interna e Gestão de Riscos recebeu, no prédio administrativo de Juiz de Fora (MG), o diretor geral do instituto, Paulo Roberto Gomes, que entregou pessoalmente o certificado aos ferroviários.

“Faço questão de ir às empresas entregar o certificado pessoalmente, porque é realmente um marco importante, um momento de celebração pela conquista. O método de avaliação é o mesmo em diversos países e há empresas do mundo todo buscando esse reconhecimento”, pontuou Gomes, em seu discurso durante a cerimônia. “Todos da equipe de Auditoria contribuíram de alguma forma, desde o início do processo, e gosto de deixar sempre claro que essa é uma conquista da empresa, da equipe e de cada um que esteve envolvido no processo. Parabéns mais uma vez à MRS pela dedicação e pelo comprometimento”, concluiu.

A MRS faz parte de uma seleta lista de empresas certificadas pelo IIA Brasil. São 18, no total.

“É importante reforçar que já detínhamos essa certificação desde 2013 e que, passado o prazo de validade de cinco anos, conseguimos ser certificados novamente, o que demonstra o compromisso que tivemos com a manutenção e a evolução da qualidade técnica neste período, uma vez que os padrões receberam inclusões e passaram por alterações, aumentando o nível de exigência”, destaca o gerente geral de Auditoria Interna, Jorge Amaral. “Sem o compromisso e a aplicação de todo o grupo, esse resultado não teria sido possível, por isso, gostaria de deixar o meu agradecimento a todo o grupo por esta conquista”, complementa.

Etapa a etapa

A avaliação é, segundo o próprio instituto, uma análise da conformidade da função de auditoria interna, das normas definidas no IPPF (Estrutura Internacional de Práticas Profissionais) e de outros regulamentos que afetam a profissão. Uma equipe de consultores, devidamente preparados e experientes no assunto, conduz o processo.

Depois da análise, é emitido relatório de recomendações para mudanças em procedimentos e políticas e, caso a empresa esteja cumprindo com os mais elevados padrões em auditoria interna, a certificação com o selo de qualidade comprovada do IIA é concedida.

Por MRS
16.09.2019 às 15:29

MRS entrega viaduto e promove melhorias no centro de Pinheiral

Projeto, que passou por replanejamentos para atender a demandas da cidade, elimina a interferência dos trens sobre o trânsito no centro da cidade

Não foi fácil, mas chegamos lá: hoje, dia 13, estamos inaugurando, com a Prefeitura de Pinheiral, o viaduto localizado próximo à Rua Domingos Mariano, no centro da cidade do Sul Fluminense. Além da conclusão da obra, com a construção das alças de acesso rodoviário, foram realizadas diversas melhorias na drenagem da região, eliminando um problema crônico de alagamentos, e houve ganhos até mesmo para o clube da cidade, que cedeu parte de um terreno para a viabilização do projeto rodoviário de acesso ao viaduto.

Por MRS
16.09.2019 às 15:28

Intermodalidade contribui para redução da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera

AMG Mineração é um dos clientes que optou por ferrovia após conhecer os benefícios do modal

Se antes era uma tarefa complicada quantificar a redução da emissão de dióxido de carbono com a migração para o modal ferroviário, com o lançamento da calculadora de CO² desenvolvida pela MRS, determinar esse resultado ficou mais fácil. A ferramenta calcula, especificamente, a redução da emissão de CO² com base em características de cada transporte. Os resultados podem, então, ser usados para definir metas, orientar tomadas de decisões sustentáveis, reduzir custos e permitir que empresas compensem as emissões de suas atividades de transporte.

Por MRS
16.09.2019 às 15:03

Tecnologia, inovação e desenvolvimento são marcas de trabalhos em evento do setor

Colaboradores da MRS disseminaram conhecimento na 25º Semana de Tecnologia Metroferroviária

O dia 5 de setembro foi especial para a 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que aconteceu em São Paulo (SP) e comemorou, nesta data, seu jubileu de prata. O evento contou com vários colaboradores da MRS, que participaram como ouvintes, mediadores e autores de trabalhos acadêmicos, e com a presença do presidente da empresa, Guilherme Mello.

Por MRS
05.09.2019 às 10:01

Mais três PPs são entregues em São Paulo

Nos últimos dois meses, mais três passagens em nível para pedestres (PP) foram entregues no estado de São Paulo, proporcionando à população mais segurança ao atravessar a ferrovia. As obras foram realizadas em julho, nas cidades de Pindamonhangaba e Guaratinguetá e, em agosto, em Cachoeira Paulista.

Por MRS