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19 de janeiro de 2018, 16:30

MRail: avaliação de impactos da circulação na via

O MRail é um equipamento formado por um par de câmeras e lasers ligado a um computador para armazenamento dos dados, mas você conhece a aplicabilidade deste recurso na MRS? Quando o conjunto é instalado em um vagão operacional (GDU), uma série de dados e indicadores são gerados por meio da medição do impacto da composição […]

18 de maio de 2017, 15:17

Railvac: Desguarnecimento total se torna realidade

Projeto traz inovações para a MRS com a chegada do vagão trompa e um novo modelo de trabalho oferece ganhos expressivos para a companhia Iniciado em março deste ano, o projeto de desguarnecimento de obras de arte da ferrovia do aço tem como objetivo o desguarnecimento total de bolsões

24 de abril de 2017, 16:45

Troca de conhecimento marca o Workshop de Dormentes e Fixações

Neste vídeo, você vai conhecer o trabalho realizado pela equipe da MRS sobre Análise Mecânica de Via Permanente por meio de Instrumentação de componentes ferroviários. Trata-se de um projeto inovador, reconhecido até internacionalmente, que foi compartilhado com outras ferrovias em um evento promovido pela MRS.

24 de outubro de 2016, 15:18

Sistemas Optimove e Optimore otimizam gestão de ativos da MRS

Desde que a empresa assumiu a concessão para o transporte ferroviário de cargas em 1996, uma série de boas práticas passaram a ser adotadas para garantir segurança e produtividade. Não cabe elencar aqui todas elas, mas algumas tecnologias recebem destaque aqui no Blog Inovação. O Optimove e o Optimore estão neste grupo de sistemas, ambos […]

11 de julho de 2016, 16:50

Detector de Descarrilamento

O equipamento é formado, basicamente, por uma barra instalada entre os trilhos que é quebrada ao ser atingida por algum veículo descarrilado. O alarme pode ser enviado automaticamente, via rádio, para o maquinista e CCO diretamente ou pode ser ligado no sistema de sinalização (CBTC, TWE ou CTC).

11 de julho de 2016, 16:49

Balança Ferroviária Dinâmica

Este é o equipamento responsável por realizar a verificação do peso dos vagões e locomotivas dinamicamente. Ele possui a capacidade de medir o peso dos ativos até o limite de 10 km/h. A tecnologia funciona com strain gauges (representados na figura ao lado) colocados na alma do trilho.

11 de julho de 2016, 16:49

Leitor de TAGs: Identificador de vagões e locomotivas

Para quem não sabe, o TAG é um dispositivo instalado nas locomotivas e vagões da MRS. Este equipamento contém um código, algo similar a um número de série. Esse número é atrelado, na base de informações da companhia, ao vagão ou locomotiva no qual está afixado. Assim, é possível ter acesso às informações sobre cada um […]

11 de julho de 2016, 16:48

Medidor de forças laterais e verticais

Este é o aparelho que mede a força vertical e a força lateral que as rodas exercem sobre os trilhos por conta de seu peso e movimento. Ele é composto por strain gauges que ficam no patinho (parte do trilho representada pelo número 1 na figura ao lado) e na alma do trilho (número 2) […]

11 de julho de 2016, 16:47

WheelImpact: Detector de Impacto de Roda

WheelImpact é uma expressão, em inglês, que significa impacto da roda. Assim, pode-se inferir que estamos falando de um equipamento que detecta e avalia os impactos nas rodas de uma composição em contato com os trilhos da ferrovia.

11 de julho de 2016, 16:46

RailBAM 

O nome deste equipamento já dá uma ideia sobre a sua função. RailBAM (Bearing Acoustic Monitor) significa, em português, Monitoramento Acústico de Rolamentos. O sistema é composto por dois conjuntos de microfones (oito em cada conjunto) que ficam nas margens da linha férrea captando o áudio que é emitido pelos rolamentos.

26 de janeiro de 2016, 19:24

Conheça o Sistema de Acompanhamento de Cargas da MRS

Criado para atender a necessidade de previsibilidade de entrega da carga, o Sistema de Acompanhamento de Cargas auxilia clientes e fornecedores no gerenciamento e no planejamento do transporte.

29 de abril de 2015, 15:17

Novos vagões de cimento são desenvolvidos para a CSN

Em breve, contaremos com 43 novos vagões da série FLT que, associados à reforma da frota antiga e às melhorias feitas no terminal do Arará, possibilitarão um aumento da capacidade de transporte para a CSN em cerca de 80%.

21 de novembro de 2014, 18:44

Cremalheira

As novas máquinas têm 18 metros de comprimento, potência de 5 mil KW e são 60% mais eficientes que as utilizadas anteriormente. Segurança operacional garantida tanto na subida quanto na descida.

17 de novembro de 2014, 15:34

Caminhão de solda elétrica

Para que os trens permaneçam nos trilhos com segurança, vários equipamentos de manutenção são utilizados pela MRS Logística. Um deles é o caminhão de solda elétrica.

04 de novembro de 2014, 13:11

Tie Gang

A MRS inovou também neste quesito e adquiriu a Tie Gang. Este equipamento realiza a troca mecanizada de dormentes e entrou em operação assistida em maio de 2013.

27 de outubro de 2014, 18:02

Conheça o CBTC

A MRS é a primeira ferrovia de carga do mundo a implantar o sistema de controle de trens baseado em comunicação: o CBTC.

20 de outubro de 2014, 17:50

Desguarnecedora do Ombro de Lastro

A MRS Logística é a primeira ferrovia do Brasil a operar a Desguarnecedora do Ombro de Lastro (DOL). Como o próprio nome diz, o objetivo da DOL é readequar o lastro aos padrões ideais para a ferrovia.

20 de outubro de 2014, 17:49

Centro de Controle Operacional

Mais de 790 locomotivas e 19 mil vagões trafegam pela malha da MRS. São trens indo e vindo dos Portos. Para controlar tudo isso contamos com o CCO.

20 de outubro de 2014, 17:49

Esmerilhadora de trilhos

A MRS foi pioneira na adoção da Esmerilhadora de Trilhos como ferramenta de manutenção da linha férrea. O objetivo da máquina é retirar defeitos superficiais dos trilhos, aumentando a segurança.

20 de outubro de 2014, 17:48

Track Star e Ultra-som

O investimento em equipamentos de inspeção de vias férreas é uma das estratégias adotadas pela MRS Logística para viabilizar a vistoria de quilômetros de linhas em tempo hábil e com precisão.

23 de julho de 2014, 21:26

Simulador de trens

Os simuladores de condução de trens da MRS foram os primeiros equipamentos deste tipo na América do Sul. São dos mais modernos do mundo na área de treinamento de maquinistas.

23 de julho de 2014, 21:25

Hot Wheel e Hot Box

Em 2002, a MRS Logística colocou em operação mais dois equipamentos que contribuem para a prevenção de acidentes ferroviários. Um deles é o Hot Box e o outro o Hot Wheel.

28 de abril de 2014, 17:16

Socadora

Este é um equipamento de alta produtividade e possui eficiência 5 vezes maior que as socadoras convencionais. A máquina garante avanço significativo na correção geométrica da via.