Caminhão de solda elétrica

Tecnologia melhora a qualidade das soldas e já economizou cerca de 600 toneladas de trilhos

Caminhao_solda2Para que os trens permaneçam nos trilhos com segurança, vários equipamentos de manutenção são utilizados pela MRS Logística. Um deles é o caminhão de solda elétrica. Ele remove defeitos pontuais na linha férrea e pode promover também a troca dos trilhos. O caminhão faz parte de uma nova tecnologia que chegou na empresa a fim de melhorar a qualidade das soldas elétricas e garantir a segurança ferroviária.

O resultado da solda, com essa tecnologia, é superior àquela praticada anteriormente porque não há adição de nenhum material estranho aos trilhos. Assim, não existe o risco de inclusão de material indesejado à solda diminuindo, e muito, o risco de falhas.

Como o próprio nome diz, trata-se de uma caminhão que percorre os trilhos da linha férrea. Previamente à execução dos trabalhos, a equipe recebe o detalhamento dos pontos que necessitam de manutenção. O caminhão chega até o local pré-definido, no qual desembarca a máquina de solda e o cooler (responsável pelo alinhamento dos trilhos). Os trilhos são alinhados, com precisão milimétrica, e a solda é realizada, forjando um trilho no outro.

Desde que foi adotada, a tecnologia rendeu uma economia de cerca de 600 toneladas de trilhos. Isto significa menos impacto ao meio ambiente, redução de custos e o aprimoramento da segurança ferroviária.