Centro de Controle Operacional

Nossos painéis eletrônicos mostram todo o fluxo de trens em tempo real

Parasitecco3Mais de 790 locomotivas e 19 mil vagões trafegam pela malha da MRS. São trens indo e vindo dos Portos, entrando e saindo das oficinas, sendo carregados e descarregados a todo momento. Para controlar todo esse fluxo com níveis internacionais de segurança e produtividade é que a MRS conta com um dos centros de controle operacional mais modernos do mundo.

O CCO fica em Juiz de Fora, onde está a sede operacional da MRS. Neste local, os controladores de tráfego contam com painéis eletrônicos que representam a ferrovia e mostram, em tempo real, o fluxo dos trens. Ao longo da linha, existem dispositivos que são acionados com a passagem do trem e esta informação é direcionada para o CCO. É de lá que os operadores controlam cada trecho, recebendo dados e se comunicando com os maquinistas e demais profissionais via rádio.

Além da estrutura física disponível, o CCO conta com profissionais altamente capacitados para a realização do trabalho. Por eles passa toda a programação diária de transportes para que tudo funcione da melhor maneira possível, atendendo às necessidades da MRS e de seus clientes.