Desguarnecedora do Ombro de Lastro

Primeira empresa ferroviária a operar o equipamento, a MRS conta também com a DOL para manter seu alto padrão de manutenção ferroviária 

ParasiteA MRS Logística é a primeira ferrovia do Brasil a operar a Desguarnecedora do Ombro de Lastro (DOL). Esta máquina faz parte da série de equipamentos utilizados pela empresa para a manutenção da linha férrea. Como o próprio nome diz, o objetivo da DOL é readequar o lastro aos padrões ideais para a ferrovia.

Para quem não é familiarizado com os assuntos ferroviários, o lastro normalmente é formado por britas que dão sustentação aos dormentes e, por consequência, aos trilhos. Este material sofre contaminação natural pela ação do tempo e deformidade por conta do peso dos trens que passam diariamente sobre os trilhos, entre outras causas. Está aí a importância da DOL, o equipamento reconstitui o ombro do lastro e restabelece a condição original, evitando formação de defeitos nocivos aos ativos da ferrovia garantindo a confiabilidade da malha e a segurança operacional.

O equipamento é composto por quatro unidades principais: o vagão de escavação (escava e transporta o lastro), vagão de peneiramento e recomposição (seleciona apenas o lastro bom e efetua a regularização do lastro), o vagão suporte (apoio à tripulação) e o vagão basculante (armazena o material a ser descartado).