Esmerilhadora de trilhos

Contando com a tecnologia, a MRS reduz as fraturas de trilhos e garante a segurança ferroviária

siteA MRS Logística foi pioneira também na adoção da esmerilhadora de trilhos como ferramenta de manutenção da linha férrea. Este é um equipamento utilizado pela empresa para regularizar a superfície de rolamento dos trilhos por remoção de metal. O objetivo da máquina é retirar defeitos superficiais dos trilhos para melhorar o contato com as rodas dos trens. Em resumo, trata-se de polir os trilhos para evitar, por exemplo, que uma possível trinca superficial se torne um problema maior, evitando assim acidentes e melhorando a segurança da linha férrea e das comunidades do entorno.

É por conta do esmerilhamento dos trilhos que há a possibilidade de fazer o monitoramento de possíveis falhas. Com isso, o equipamento colabora para evitar que trincas virem fraturas de trilhos elevando o padrão de segurança da companhia a níveis internacionais. Outro benefício é a redução da necessidade de substituição dos trilhos.

A empresa adota uma estratégia de esmerilhamento preventivo desde 2002. Implementando as melhores práticas do mundo em manutenção, a MRS conseguiu reduzir as fraturas de trilhos e aumentar, assim, a vida útil dos mesmos. Composta por 8 carros, o equipamento roda em toda a malha da MRS.