Hot Wheel e Hot Box

Controle da temperatura gera ganhos em segurança ferroviária Hot Wheel Hot Box 2Em 2002, a MRS Logística colocou em operação dois novos equipamentos que contribuem para a prevenção de acidentes ferroviários. Um deles é o sistema de controle de temperatura de rolamentos (Hot Box) e o outro de rodas (Hot Wheel). Na época, foi o primeiro do tipo implantado no Brasil e veio substituir o antigo sistema adotado pela empresa. Atualmente  são 37 pontos distribuídos por toda a malha, sendo 9 detetores para rodas e rolamentos e 28 para rolamentos. O sistema é baseado em dispositivos, colocados ao longo da linha que medem a radiação infravermelha emitida pelas rodas e rolamentos. Quando o trem passa é feita uma análise das condições de temperatura. Caso exista algum problema, é acionado um alarme que avisa, tanto o maquinista, quanto o Centro de Controle Operacional (CCO) e, dependendo do caso, a composição é parada, imediatamente, para que as correções sejam feitas. Hot Wheel Hot Box 3O Hot Wheel ajuda na avaliação e na manutenção das rodas em operação. Se a temperatura está abaixo do normal, o vagão pode não estar freando corretamente. O caso de superaquecimento aponta excesso de freio. Portanto, além do controle para garantir que o material da roda não sofra alterações devido a altas temperaturas, é possível fazer um diagnóstico geral do sistema de freio dos vagões, beneficiando o bom andamento da composição. Já o Hot Box tem a função de monitorar a temperatura dos rolamentos, pois quando chegam a valores muito elevados, ocasionam a degola de eixo (Avaria do rolamento). Hot Wheel hot BoxDesta forma, caso a temperatura esteja anormal, um alarme também é disparado avisando o maquinista e o Centro de Controle Operacional. A adoção desse novo sistema contribuiu, e muito, para a prevenção de acidentes.

Hot box