Manobra de locos por controle remoto é realidade na MRS

O espírito inovador do time MRS faz com que operar locomotivas por meio de controle remoto seja mais uma inovação, uma realidade desde meados de 2021.

Depois da validação do equipamento e de sua aplicabilidade, houve uma fase de implantar a solução, que apresenta ganhos, por exemplo, com a eliminação do rádio, já que não há mais a necessidade de comunicação entre duas pessoas, uma para observar o cenário e outra para executar a manobra. O primeiro pátio escolhido, entre os mapeados durante o desenvolvimento do projeto, foi o da VSB, em Jeceaba (MG), onde a operação interna já havia sido assumida pela MRS já há algum tempo.

“Além dos nossos critérios, foi preciso atender, também, às exigências do cliente, já que a operação já era feita pela MRS e vinha dando certo. Apresentamos a tecnologia, o passo a passo da operacionalização da ferramenta, os ganhos, os recursos de segurança e, em junho de 2021, foi iniciada a operação”, explica o coordenador de Operações Sérgio Mayrink. “É muito legal ver a inovação acontecer na prática, sair da etapa de estudos e desenvolvimento e ver tudo acontecendo, com a solução já implementada. Este é um exemplo claro de como a inovação ajuda a garantir segurança, confiabilidade e proporciona, ainda, aumento de produtividade para atender ao nosso plano”, complementa.

Controle remoto usado na operação
Segundo o especialista ferroviário da área de Engenharia de Transportes Daniel Fonseca, um dos colaboradores à frente do projeto, o grande leque de possibilidades e as peculiaridades do tipo de manobra foram alguns dos desafios encontrados. Para superá-los, foi preciso identificar em quais pátios seria viável ter o controle remoto funcionando e, então, foi feito um ranking dos pátios, por estado, para início de testes, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Vários pátios foram visitados até que se chegasse à definição pelo da VSB.

“Em março de 2021, iniciamos as etapas de treinamento com os operadores, que compraram a ideia desde o início, tornando-se este um dos principais fatores para o sucesso do projeto. Sucesso este que também se atribui aos inspetores, que atuaram e continuam atuando de maneira integral no processo. Testes em campo foram realizados em caráter assistido promovendo os ajustes necessários diante do novo modelo de operação”, explica Fonseca.

Confiabilidade
O sistema possui um software que permite à equipe desenvolvedora do projeto acessar os dados e acompanhar, via GPS, o deslocamento da locomotiva em tempo real. Entre as informações disponibilizadas estão, por exemplo, velocidade, sentido do deslocamento, botões acionados e situações adversas que possam ter acontecido. Mesmo que remotamente, é possível monitorar a operação ao vivo, de forma on-line, e analisar movimentações retroativas, ou seja, mais um recurso para garantir a segurança.