Tie Gang

MRS é pioneira na troca mecanizada de dormentes na América Latina

siteAo longo dos 1.643 quilômetros de malha ferroviária sob concessão da MRS Logística, existem mais de três milhões de dormentes fixados na linha férrea. Naturalmente, este material sofre com a ação do tempo e, por isso, recebe manutenção constante. A troca manual desse item é, até hoje, adotada como padrão nas ferrovias brasileiras.

No entanto, a partir de 2012, a MRS inovou também neste quesito e adquiriu a Tie Gang. Esta máquina, que realiza a troca mecanizada de dormentes, entrou em operação assistida em maio de 2013. O investimento de R$ 6,7 milhões rendeu mais produtividade e segurança às operações da MRS e, por isso, a companhia pretende manter a utilização desse tipo de solução.

Em média, para trocar cem dormentes manualmente, são necessárias dez pessoas trabalhando por oito horas. Contando com a Tie Gang, que é operada por seis colaboradores, apenas uma hora é suficiente para realizar o mesmo serviço. Além de mais ágil, a troca mecanizada diminui significativamente o risco de acidentes e elimina o esforço do homem em contato direto com peças que pesam mais de cem quilos, evitando assim lesões provocadas por ferramentas manuais.