Track Star e Ultra-som

Confiabilidade da malha é garantida por medições automatizadas da linha férrea 

Trackstar2O investimento em equipamentos de inspeção de vias férreas é uma das estratégias adotadas pela MRS Logística para viabilizar a vistoria de quilômetros de linhas em tempo hábil e com precisão. Dentre esses equipamentos, destaca-se o uso de carros-controle, veículos que, locomovendo-se sobre trilhos, realizam medições automatizadas das condições da linha férrea.

Pioneira quando o assunto é inovação ferroviária, a MRS inovou também na aquisição e operação do Track Star. Este equipamento, único no Brasil e na América do Sul, é fundamental para a manutenção dos níveis internacionais de segurança que a empresa alcança atualmente. Ele atua na prevenção de acidentes e, por consequência, eleva a segurança operacional que a companhia oferece aos seus colaboradores, clientes e à comunidade.

Star é uma sigla que, em português, significa “aplica força, testa, analisa e solta relatórios”. É justamente este o trabalho do equipamento que providencia a medição correta e confiável das bitolas, do perfil do trilho e a geometria da via em tempo real. Desta forma, pode-se identificar algum possível defeito imperceptível ao olho humano, qual o parâmetro que pode estar sendo ultrapassado e a necessidade de futuras intervenções. Assim, a MRS atua preventivamente de forma eficiente. Durante a operação, há a presença de um coordenador de via que analisa os dados e pode, inclusive, restringir ou interditar a via se algo estiver fora dos padrões.

Outro benefício deste equipamento é a velocidade com a qual pode atuar. Ele capta todos os dados necessários na velocidade máxima permitida no trecho, com o mínimo de intervenção operacional. Em tempos remotos, esse serviço de prospecção dos trilhos demandava, para cada cem quilômetros, no mínimo, 6 meses para ficar pronto. Hoje em dia, no final da inspeção feita pelo Track Star, a companhia tem toda a análise pronta.

O Track Star é utilizado em toda a malha ferroviária da MRS e é solicitado por outras companhias ferroviárias e até pelo Governo Federal para fazer inspeções.

O Ultra-som

ultrasomMuito semelhante ao Track Star, o Ultra-som também mapeia a via, no entanto, através de ondas com uma frequência superior àquelas que ouvido humano pode captar. Assim, o equipamento consegue identificar problemas que eram imperceptíveis anteriormente.

A implementação de mais esta tecnologia de detecção, reduziu os problemas decorrentes de falhas nos trilhos dando maior segurança e, consequentemente, oferecendo maior disponibilidade da via. Este equipamento também pode realizar seu trabalho rapidamente, pois tem a capacidade de atingir velocidades de até 40 km/h.