14.06.2017 às 16:45

Arte circense é tema de peça infantil gratuita em Lorena, Pindamonhangaba e Caçapava

“Circo a Bordo” apresenta a linguagem artística do circo para crianças por meio de números tradicionais

Voltada ao público infantil, a peça “Circo a Bordo” chega às cidades de Lorena, Pindamonhangaba e Caçapava na semana que vem, para abordar a arte circense de maneira lúdica, contribuindo para a formação da experiência cultural, pedagógica e humana da criança. O evento é realizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, com produção do Grupo Incentivar e patrocínio da MRS.

As apresentações são gratuitas e a entrada é aberta ao público. Na cidade de Lorena as apresentações acontecem no dia 21 de junho na Escola Municipal Santa Edwiges às 9h e na Escola Municipal Horácio Victor Bastos às 14h. Já em Pindamonhangaba, as apresentações acontecem na quinta, dia 22 de junho no Recinto São Vito às 9h e na Faculdade Anhanguera de Pindamonhangaba às 14h. Por fim, em Caçapava as apresentações acontecem no dia 23 de junho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Daphne Cesar Ghidella em dois horários: às 9h e 13h.

A linguagem artística do circo é uma ferramenta muito rica para a formação da identidade de expressão de cada um. Essa arte milenar e popular traz consigo a importância do lúdico e do corpo na constituição do indivíduo e da cultura. O projeto Circo a Bordo tem o intuito de proporcionar às crianças o contato com a arte circense por meio de números tradicionais como, por exemplo, contorcionismo, malabarismo, mágica, acrobacia, brincadeira de palhaços, entre outras. O público entrará em contato com as principais linguagens artísticas que fazem parte do mundo do circo, experimentando toda a magia e encanto desse universo lúdico.

“Nosso objetivo é proporcionar às crianças acesso ao teatro, como cultura e linguagem artística, contribuindo para a formação humana e cultural delas. Os temas são sempre motivados a provocar uma mudança de atitude em relação a aspectos ambientais, sociais e humanos e, em seguida, podem ser trabalhados em sala de aula”, ressalta Sérgio Valle, diretor do Grupo Incentivar.

O projeto é patrocinado pela MRS Logística, uma das concessionárias responsáveis pelo transporte ferroviário de cargas na região.

“É muito gratificante poder dar a nossa parcela de apoio a uma iniciativa que tem como objetivo abrir as portas para um mundo diferente, especialmente para as crianças. Esperamos que toda a riqueza do circo possa levar os moradores das três cidades a momentos inesquecíveis”, revela Adriana Carvalho, analista de Relações Institucionais para a região.

Ficha técnica:
TEXTO E DIREÇÃO: Hugo Vidal
ELENCO: Eliz Braz, Pedro Paes, Alexandre Romanelli, Hugo Vidal, Renato Kender e Mateus Mota
DIREÇÃO GERAL E MUSICAL: Fabiana Arthur Rodrigues
PRODUÇÃO: Grupo Incentivar
APOIO: Grupo Komedi
PATROCÍNIO: MRS

Por MRS