21.07.2015 às 13:40

Castelinho de Lafaiete é inaugurado

Foi inaugurado, no dia 17 de julho o Solar do Barão de Suaçuí, também conhecido como Castelinho de Lafaiete. A restauração do imóvel, iniciada em setembro de 2012, teve custo de R$ 3,2 milhões e foi viabilizada por meio de acordo assinado entre a MRS, a Promotoria de Justiça da Comarca de Conselheiro Lafaiete e a Prefeitura, em parceria com o Ministério Público.

A obra de restauração do imóvel, conduzida pela MRS, contou com a supervisão do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. O objetivo foi harmonizar a preservação da arquitetura e das técnicas construtivas com as atuais demandas da comunidade.

Centro Cultural

O Centro Cultural Solar do Barão do Suaçuí é composto por biblioteca, auditório no salão nobre com capacidade para um público entre 70 e 120 pessoas e outro menor destinado para reuniões, duas salas de exposição que serão destinadas à mostra de trabalhos de artistas da cidade.

O prédio também abriga um jardim para saraus, um auditório ao ar livre e um Memorial das Violas de Queluz com uma exposição permanente reverenciando o instrumento que era produzido no município pelas famílias Meirelles e Salgado entre o final do século XIX e início do século XX.

Por MRS