30.09.2019 às 10:10

Em mãos: equipe de Auditoria Interna recebe certificação internacional de qualidade

A única ferrovia no Brasil a ter suas práticas em auditoria interna validadas pelo IAA Brasil (Institute of Internal Auditors). Essa é a MRS. Depois de receber o primeiro certificado em 2013, válido por cinco anos, a empresa foi mais uma vez reconhecida por seguir os melhores padrões de auditoria interna estabelecidos internacionalmente.

No dia 26 de setembro, a equipe da Gerência Geral de Auditoria Interna e Gestão de Riscos recebeu, no prédio administrativo de Juiz de Fora (MG), o diretor geral do instituto, Paulo Roberto Gomes, que entregou pessoalmente o certificado aos ferroviários.

“Faço questão de ir às empresas entregar o certificado pessoalmente, porque é realmente um marco importante, um momento de celebração pela conquista. O método de avaliação é o mesmo em diversos países e há empresas do mundo todo buscando esse reconhecimento”, pontuou Gomes, em seu discurso durante a cerimônia. “Todos da equipe de Auditoria contribuíram de alguma forma, desde o início do processo, e gosto de deixar sempre claro que essa é uma conquista da empresa, da equipe e de cada um que esteve envolvido no processo. Parabéns mais uma vez à MRS pela dedicação e pelo comprometimento”, concluiu.

A MRS faz parte de uma seleta lista de empresas certificadas pelo IIA Brasil. São 18, no total.

“É importante reforçar que já detínhamos essa certificação desde 2013 e que, passado o prazo de validade de cinco anos, conseguimos ser certificados novamente, o que demonstra o compromisso que tivemos com a manutenção e a evolução da qualidade técnica neste período, uma vez que os padrões receberam inclusões e passaram por alterações, aumentando o nível de exigência”, destaca o gerente geral de Auditoria Interna, Jorge Amaral. “Sem o compromisso e a aplicação de todo o grupo, esse resultado não teria sido possível, por isso, gostaria de deixar o meu agradecimento a todo o grupo por esta conquista”, complementa.

Etapa a etapa

A avaliação é, segundo o próprio instituto, uma análise da conformidade da função de auditoria interna, das normas definidas no IPPF (Estrutura Internacional de Práticas Profissionais) e de outros regulamentos que afetam a profissão. Uma equipe de consultores, devidamente preparados e experientes no assunto, conduz o processo.

Depois da análise, é emitido relatório de recomendações para mudanças em procedimentos e políticas e, caso a empresa esteja cumprindo com os mais elevados padrões em auditoria interna, a certificação com o selo de qualidade comprovada do IIA é concedida.

Por MRS