16.10.2018 às 16:02

Em parceria com moradores, horta é construída no entorno da ferrovia da MRS

Imagine a rotina de um morador que acorda todos os dias e vê a sua vizinhança repleta de lixo e entulho. Normalmente, o passo seguinte é procurar um culpado, uma entidade qualquer que seja responsável por realizar a limpeza daquela área: a prefeitura ou até uma empresa privada que possa ajudar. Depois de um tempo, imagine que esse mesmo morador tenha conseguido a retirada do lixo, o problema estaria definitivamente resolvido? A resposta mais provável é “não”.

Pensando em resolver esse problema, moradores do bairro Benfica, em Juiz de Fora (MG), procuraram a MRS em busca de uma solução definitiva. Juntos, a empresa e a comunidade, pensaram em um projeto cujo objetivo principal fosse inibir o descarte irregular de lixo na ferrovia daquela região. José Maria Tomaz é um dos moradores que participam ativamente do trabalho.

À esquerda José Maria e à direita Arimateia

“Conversando com a MRS pensamos: por que não construirmos uma horta comunitária ao lado da linha? Eu acho que, quando ela estiver pronta, o pessoal não vai jogar lixo em respeito ao nosso trabalho e para conservar a vizinhança bonita. Hoje muita gente ainda joga lixo. No dia seguinte ao que a MRS fez a limpeza aqui para começarmos o nosso serviço, eu vi uma pessoa jogando um pedaço de madeira e a gente mesmo limpou. Logo depois, um carroceiro tentou jogar entulho aqui e nós impedimos”, relata José Maria.

O projeto não tem fins lucrativos e os participantes são voluntários.

“É um sistema em que todos ganham. A ideia inicial é a de que os produtos sejam doados para escolas, creches e instituições de caridade da região e que os estudantes locais participem de ações educativas na horta através das instituições de ensino. Esperamos que, com essa iniciativa, os moradores locais usufruam de um ambiente mais limpo e sem vetores de doenças. Os próprios moradores terão interesse em cuidar desse espaço”, prevê Tathiane Miranda, analista de Relações Institucionais da MRS para a região.

Lixo e entulho sendo retirados do local

Além de ceder parte da faixa de domínio da ferrovia para o plantio da horta comunitária, a MRS custeou todos os gastos para o cercamento da área tanto para que as pessoas não danifiquem o trabalho quanto para garantir a segurança ferroviária, vedando a ferrovia por meio de telas de arame.

 

 

 

 

Por MRS