17.07.2017 às 15:18

Fluxo de importação é inaugurado pela MRS na rota RJ-BH

Telas e arames farpados são transportados em contêineres para a Cofer, novo cliente do portfólio de carga geral

Rota, já tradicional para exportação de produtos do segmento de Carga Geral, a RJ-BH agora é passagem também para trens no sentindo importação. O contrato, assinado com a Cofer (empresa líder no mercado de ferro e aço no estado de Minas Gerais), insere a MRS em mais uma cadeia intermodal de contêineres. Desta vez, carregados com telas e arames farpados.

“A RJ-BH é uma das nossas principais rotas de contêineres e, com carga da Cofer sendo levada do Sepetiba Tecon, em Itaguaí (RJ), ao terminal da Tora, em Contagem (MG), inauguramos um novo sentido de circulação com as caixinhas cheias. Além de termos um novo cliente, esta é uma operação importante para mostrar a possibilidade de explorarmos a rota em ambos os sentidos”, explica a assistente comercial Juliane Guedes.

A primeira entrega aconteceu entre os dias 12 e 20 de junho e foi dividida em duas etapas, uma em que o trem foi carregado com dez contêineres de 20 pés e outra em que o carregamento foi de cinco contêineres de 40 pés. Na unidade padrão para as caixinhas, o volume é de 20 TEUs*. O gerente de Industrializados e Granéis, Rodrigo Napoleão, reforça que o contrato garante volume na rota para os próximos meses.

“Já temos um novo carregamento da Cofer previsto para a próxima semana e, pelo planejamento que nos passaram, pelo menos mais cinco navios chegarão ao Porto de Itaguaí nos próximos meses, o que nos trará uma carga de aproximadamente 50 TEUs”, destaca Napoleão.

Depois de chegar, por navio, ao Porto de Itaguaí e seguir por trem até Contagem, a carga é transportada até a sede da Cofer, em Divinópolis (MG), por rodovia, encerrando a cadeia logística.

“Há tempos vínhamos estudando essa possibilidade. Entendemos que essa logística integrada junto à MRS irá nos proporcionar uma maior competitividade e, com isso, temos intenção em aumentar nosso volume de importação em 20%”, revela Ramisses Rodrigues, diretor da Cofer.

Carga Geral

O novo contrato com a Cofer está em linha com a estratégia, em pleno andamento, de alavancagem da Carga Geral na empresa. Nos últimos três anos, o transporte de contêineres, especificamente, teve crescimento superior a 60%. Em busca de otimizar custos e garantir uma maior confiabilidade, clientes de segmentos que não usavam a ferrovia revisaram suas premissas e procuraram os serviços da MRS. A segurança das cargas também se tornou um diferencial para a ferrovia, principalmente em um momento em que os casos de roubos a caminhões atingiram um pico, especialmente no estado do Rio de Janeiro.

*Twenty Feet Equivalent Unit, a unidade padrão do segmento, que corresponde a um contêiner de 20 pés

Por MRS