27.06.2022 às 17:19

Inovação na MRS: por que ela é, e será, ainda mais importante?

A pergunta do título foi um dos temas do Workshop Framework de Inovação, que reuniu equipes de diversas regiões e áreas da empresa e foi realizado no final de junho, em Juiz de Fora/MG. O objetivo com este trabalho é atualizar as diretrizes básicas que vão nortear os esforços de Inovação da empresa neste e nos próximos anos.

“O nosso próximo ciclo de trabalho, que vem com a renovação da concessão, e que já começou, na verdade, porque já estamos antecipando alguns dos investimentos previstos no nosso Caderno de Obrigações, é pesado e vai exigir da empresa a produtividade ao extremo. São quase 300 projetos complexos que precisaremos tocar e, muitos deles, de forma simultânea e com recursos finitos. Portanto, cada inovação que possa nos poupar tempo e energia, que acelere, claro que com segurança, as nossas entregas será mais do que bem-vinda, será necessária e fundamental”, enfatiza o presidente da MRS Logística, Guilherme Segalla de Mello, que esteve presente ao evento.


Ao longo dos dois dias de trabalho dedicados ao tema de Inovação, foram criados seis grupos multidisciplinares para discussões a respeito dos seis principais macrotemas associados ao assunto: Processos e Gestão, Governança da Inovação, Ambição da Inovação, Tecnologia & Infraestrutura, Pessoas e Formas de Trabalho e Cultura para Inovação.

“Este foi o pontapé inicial deste trabalho. Conseguimos colher aqui muitos pontos de vista importantes a respeito de todos esses assuntos. Agora, o nosso trabalho será o de organizar todas essas informações capturadas, priorizar os assuntos sob a ótica estratégica da companhia e desdobrar as ideias em ações para que possamos realizar o maior número de iniciativas que se apresentarem viáveis”, afirma Guilherme Delgado, gerente geral de Transformação Digital da MRS.

Apesar do tema estar sendo altamente debatido em busca de mais avanços, não se pode dizer que Inovação seja um assunto novo para a MRS.

“Muita coisa boa já está sendo feita na companhia. Nem todo mundo sabe que dispomos de uma verba anual dedicada às iniciativas inovadoras que contam com fluxos mais ágeis de aprovação, por exemplo. Isso sem contar com excelentes iniciativas que já são conhecidas pela maioria como o Trem Não Tripulado, as locomotivas guiadas via controle remoto, entre outras pequenas iniciativas não menos importantes”, relembra Pedro Henrique Oliveira, gerente de Gestão da Inovação da MRS.

Por MRS
inovação mrs mrs logística