30.06.2022 às 09:51

Membros da SPA e do TCU visitam a Cremalheira

Equipes da MRS foram anfitriãs de duas comitivas em visita ao sistema da Cremalheira, em Santo André. Representantes da Santos Port Authority (SPA) e do Tribunal de Contas da União (TCU) conheceram a operação da ferrovia de acesso ao Porto de Santos, em visita técnica para apuração de informações técnicas para o processo de privatização do maior porto brasileiro.

“A MRS é parte estratégica do sistema logístico nacional e uma das razões desse status está no fato de garantirmos o acesso ferroviário a cinco portos da Região Sudeste, um deles é o Porto de Santos, o principal da América do Sul. Desde a formação da MRS, investimos mais de R$ 1 bilhão na região da Baixada Santista. Com a renovação antecipada da concessão da MRS, novos investimentos serão feitos nos próximos anos. Os projetos da MRS estão alinhados aos planos de crescimento da movimentação de carga no Porto de Santos e a projetos como uma futura privatização. Mostramos ao poder público e aos gestores do porto que estamos prontos para atender às demandas e aos desafios”, explica o gerente de Relações Institucionais em SP, José Roberto.

Equipe da MRS que recebeu os visitantes da SPA e TCU

A desestatização do Porto de Santos está em análise pelo TCU. Se o tribunal aprovar o modelo proposto pela União, o governo federal pretende publicar o edital de concorrência ainda em 2022. Na visita, eles receberam dados sobre os investimentos já feitos pela MRS, os projetos futuros e puderam ver a complexidade da operação que garante os acessos ferroviários ao porto.

Por MRS