21.02.2018 às 17:30

Motorista, sem habilitação, provoca acidente com trem e é multado

Condutor, mesmo com os vidros do carro fechados, percebeu a aproximação da composição e decidiu se arriscar. Caso aconteceu em Ewbank da Câmara/MG

No último dia 15 de fevereiro, um acidente envolvendo um trem e um veículo de passeio foi registrado no município de Ewbank da Câmara, em Minas Gerais. De acordo com o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, o condutor inabilitado estava com os vidros do carro fechados no momento em que se aproximou da passagem em nível. Mesmo percebendo que o trem já estava muito próximo, ele tomou uma decisão que poderia ter custado a sua vida.

“Quando vimos o estado do carro, não imaginamos que pudesse haver algum sobrevivente. Se por um lado ele teve muita sorte de sair praticamente ileso, por outro terá que pagar uma multa de R$ 880,41, valor padrão para infrações desse tipo. Além disso, terá que arcar com os reparos aos sérios danos causados ao veículo”, ressalta o especialista em Segurança Patrimonial, Márcio Barizon, que esteve presente logo após a ocorrência.

Felizmente e surpreendentemente, se for levada em conta a criticidade do choque de um veículo de passeio contra um trem de milhares de toneladas, ninguém se feriu no acidente.

“Casos como este não podem voltar a se repetir na ferrovia. Precisamos que haja um comportamento de maior responsabilidade e cautela por parte de uma minoria das pessoas que ainda insistem em se arriscar. Infelizmente, para um grupo reduzido de motoristas, somente ações de conscientização não serão o bastante para que a postura mude. A exemplo de outros casos no trânsito em que há previsão de punição financeira, em que processamos um condutor imprudente em Itaguaí/RJ, ou como aconteceu na adoção obrigatória do uso do cinto de segurança, esperamos que esse tipo de punição faça com que as pessoas pensem duas vezes antes de desrespeitar a sinalização ferroviária”.

A MRS é uma das apoiadoras do projeto Linha da Vida, que disponibiliza conteúdo a respeito do tema. Informações sobre segurança ferroviária também são disponibilizadas na nossa fanpage no Facebook.

Por MRS