16.09.2019 às 15:29

MRS entrega viaduto e promove melhorias no centro de Pinheiral

Projeto, que passou por replanejamentos para atender a demandas da cidade, elimina a interferência dos trens sobre o trânsito no centro da cidade

Não foi fácil, mas chegamos lá: hoje, dia 13, estamos inaugurando, com a Prefeitura de Pinheiral, o viaduto localizado próximo à Rua Domingos Mariano, no centro da cidade do Sul Fluminense. Além da conclusão da obra, com a construção das alças de acesso rodoviário, foram realizadas diversas melhorias na drenagem da região, eliminando um problema crônico de alagamentos, e houve ganhos até mesmo para o clube da cidade, que cedeu parte de um terreno para a viabilização do projeto rodoviário de acesso ao viaduto.

A necessidade de transposição da linha já havia sido diagnosticada e priorizada há anos, mas o projeto original precisou ser modificado para atender a uma demanda específica da cidade: o acesso de caminhões de carga na região levou à necessidade de instalação de uma rotunda, permitindo acesso das carretas ao viaduto. Para isso, foi preciso utilizar parte do terreno de um tradicional clube da cidade. Após muita articulação entre MRS, Prefeitura e entidades da região, o projeto foi revisitado e as obras, reiniciadas este ano.

“Esta entrega tem todos os ingredientes principais da nossa política de relacionamento com os municípios e eliminação de interferências. É uma obra estruturante, que resolve de uma vez por todas a questão do conflito urbano, contou com a parceria estreita e muito produtiva do Poder Público e foi construída com a participação direta da comunidade, das empresas e de representantes dos bairros”, comemora a gerente geral de Relações Institucionais RJ, Rosa Cassar. “Quando entendemos as necessidades da cidade e encontramos espaço aberto para diálogo, a solução sai perfeita. Boa para a cidade, boa para a ferrovia”.

Ótima para a cidade, pode-se dizer. Numa ação conjunta com a Prefeitura, as obras incluíram a resolução dos problemas de drenagem na Rua Domingos Mariano. A Prefeitura realizou as melhorias no sistema de águas pluviais e a MRS arcou com a ampliação da pavimentação para um novo trecho da rua. Os muros de vedação da ferrovia foram revitalizados e pintados, também numa ação conjunta de ferrovia e Poder Público. Por fim, o Clube Capitólio também pôde promover diversas melhorias, uma compensação pela doação de parte do terreno para o projeto.

Histórico de sucesso

Nos últimos dois anos, 12 passagens em nível do município receberam manutenção ou foram revitalizadas, quatro delas com atenção especial, em função de fatores como a alta circulação de pedestres e veículos. Outras entregas importantes dos últimos anos foram a revitalização da passarela do Parque Maíra e da Praça da Estação – em ambos os locais foram feitas melhorias de urbanização, criação de espaços e instalação de brinquedos públicos.

Por MRS