28.06.2018 às 19:10

MRS realiza reuniões com líderes comunitários

O objetivo é a promoção de melhorias nas proximidades da ferrovia através do diálogo 

A MRS está sempre em busca de melhorias para a ferrovia, mas também para o seu entorno. Em muitas ocasiões, sugestões chegam para a empresa através de membros das comunidades. Nada mais natural, tendo em vista que essas pessoas têm contato direto com a linha férrea diariamente. E para estimular ainda mais essa interação, nos dias 26 e 28 de junho, mais um ciclo do “Espaço Aberto: MRS e Comunidades” foi realizado em Barra do Piraí/RJ e Itaguaí/RJ.

Nessas oportunidades, a companhia recebe as demandas apresentadas pela comunidade e busca soluções compartilhadas. Apenas nos últimos meses, já é possível observar alguns exemplos deste modelo de trabalho, como: os convênios com as prefeituras de Barra do Piraí e Três Rios, a construção de praças em Itaguaí e Pinheiral, entre outros.

“Mais uma vez destacamos a importância deste evento anual com a participação do tripé Prefeitura, MRS e comunidades, que tem se mostrado a base do sucesso para as nossas realizações”, destaca Rosa Cassar, gerente geral de Relações Institucionais da MRS para a região.

Em Barra do Piraí, o encontro foi realizado em um auditório localizado no centro do município no qual cerca de 60 representantes da MRS, Administração Pública, lideranças comunitárias da cidade e de municípios da região como Pinheiral, Mendes e Barra Mansa estiveram presentes. Já no dia 28 de junho foi a vez de Itaguaí receber 35 representantes da empresa, Administração Pública, moradores e líderes comunitários das cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, todas do estado do RJ.

Além da apresentação de resultados relacionados a temas de grande interesse para as comunidades, como ações para o controle da qualidade do ar e ruído, também foram expostas as iniciativas junto às prefeituras e comunidades, por meio de convênios e melhorias na faixa de domínio da ferrovia.

“O Espaço Aberto é um evento dedicado a mantermos a aproximação entre MRS, prefeituras e comunidades, sendo tratado, dentre outros temas, questões de segurança ferroviária e meio ambiente, garantindo assim uma melhor interação entre os envolvidos”, explica Washington Noé, gerente geral de Segurança e Meio Ambiente.

Ao final dos eventos, cinco grupos temáticos foram formados com o objetivo de esclarecer dúvidas específicas, além de promover a maior integração possível entre a empresa e os participantes. Um exemplo de iniciativas que surgem durante esses eventos aconteceu nesta edição, em Itaguaí. A MRS assumiu o compromisso de entregar para a Associação de Moradores de Praia Grande, em Mangaratiba/RJ, 30 coletores de lixo. A própria associação definirá os pontos de instalação e promoverá a sensibilização da comunidade local para o descarte correto do lixo.

“Parcerias como esta têm se tornado muito comuns e vamos continuar desenvolvendo este trabalho que é positivo para todos os envolvidos: MRS, comunidades e governos locais”, finaliza Verônica Mageste, especialista de Relações Institucionais da MRS.

 

Por MRS