29.04.2016 às 16:14

MRS recebe visita de especialista dos EUA

Para o cientista ferroviário, a viagem foi um sucesso e o CBTC funcionou de forma perfeita garantindo a segurança da operação

Thiago, Wiler e Paulo Vieira

Thiago, Wiler e Paulo Vieira

A MRS recebeu, nesta semana, a visita de um especialista em comunicação e controle de trens para acompanhar de perto o funcionamento do CBTC e conhecer o processo de implantação do sistema na empresa. Paulo Vieira, cientista ferroviário do Transportation Technology Center Inc (TTCI), percorreu o trecho de Bom Jardim de Minas (MG) a Barra do Piraí (RJ) no dia 2 de abril.

Para o cientista ferroviário Paulo Vieira, a viagem foi um sucesso e o CBTC funcionou de forma perfeita, garantindo a segurança da operação e de todos a bordo do trem.

“A viagem ocorreu de forma absolutamente normal e com perfeita operação do sistema. O condutor operou de forma tranquila e interagiu intensamente com o computador de bordo, utilizando as informações providas pelo mesmo para sua orientação e planejamento de operação, o que também contribuiu para a baixíssima necessidade de comunicação por voz. Do ponto de vista de disponibilidade, o sistema de bordo permaneceu operacional em toda a viagem e em constante comunicação com os equipamentos de sinalização ao longo da via, mesmo tendo operado por diversos túneis”, relata Vieira.

Ao término da viagem, a equipe se reuniu, em Barra do Piraí, com os inspetores de Operação de Trens Cláudio Rosa e Denilson Gomes e com o coordenador de Operação William Ignácio, que relataram as experiências positivas de operação do sistema.

“Parabenizo as equipes da MRS e da Wabtec Brasil por estarem realizando com sucesso a implantação do sistema CBTC e a preparação de colaboradores de forma extremamente profissional, colocando a empresa na vanguarda mundial de operação de sistemas CBTC para ferrovias de carga”, completa.

Segundo o especialista ferroviário Willer Luz, um dos responsáveis pelo processo de instalação do CBTC na MRS, o benchmarking foi positivo por dar visibilidade à companhia em âmbito internacional e possibilitar a troca de informações específicas do sistema.

“Os comentários e análises feitas pelo Paulo sobre o funcionamento do sistema nos encheu de orgulho e entusiasmado para continuarmos superando os desafios. É sempre bom perceber o reconhecimento do nosso trabalho  pioneiro de implantação do CBTC em uma ferrovia de carga”, destaca.

Durante a viagem, o especialista foi acompanhado pelo especialista ferroviário Fernando Fujimoto, pelo maquinista Thiago Landim, responsável pela condução da composição e pelos colaboradores da Wabtec Brasil Paulo Bittencourt e Fernando Lacerda. O gerente geral de Manutenção de Eletroeletrônica, Ricardo Veiga, e o gerente de Manutenção de Eletroeletrônica, Henrique Veloso, deram todo o suporte no monitoramento da viagem e no translado da equipe às unidades.

Por MRS