26.08.2019 às 11:10

Parceria entre Prefeitura de BH e MRS viabiliza importante obra no Barreiro

Foi entregue, neste mês de agosto, a obra de revitalização completa da via pública sob o pontilhão ferroviário na rua Flor de Pitangueira, no bairro de Independência, região do Barreiro, viabilizada por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Belo Horizonte (MG) e a MRS Logística. Com investimento de R$ 2 milhões e custeados pela MRS, os serviços foram acompanhados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). A obra vai trazer mais segurança e soluções de mobilidade de veículos e pedestres no local, beneficiando cerca de 80 mil pessoas em seu entorno.

De acordo com o Superintendente Henrique Castilho, para este convênio acontecer, a Sudecap forneceu para a empresa o projeto executivo elaborado para o Orçamento Participativo 11/12 que contemplava o rebaixamento e alargamento da pista, incluindo também a melhoria na drenagem com a construção de rede tubular de concreto, nova pavimentação, além de amparo técnico e logístico com o acompanhamento das remoções feitas pela Urbel e gestão e remanejamento das interferências com concessionárias de energia, telefonia e saneamento.

 

Entenda a obra

A via pública sob o pontilhão ferroviário é ponto de interligação entre bairros de Belo Horizonte e do município vizinho de Ibirité. O antigo gabarito (altura da estrutura) não possibilitava a passagem de veículos de maior porte, como caminhões e ambulâncias, por exemplo, que ficavam constantemente presos sob a estrutura deste viaduto, causando danos à própria estrutura do pontilhão e causando grande congestionamento no trânsito.

Com a obra, o gabarito do pontilhão passa de 4 m para 4,5 m, melhorando significativamente este acesso e garantindo mais segurança para os usuários da via. Também houve ganhos para os pedestres, com obras de melhoria do entorno, como a construção de calçadas com guarda-corpo. Ainda está prevista a construção de espaços de convivência para a comunidade, que serão realizadas nas áreas remanescentes no entorno do Pontilhão. Outro ponto importante foi a construção de um novo sistema de drenagem, que irá reduzir os constantes alagamentos que ocorriam no local.

“Para a MRS, é extremamente gratificante poder contribuir para uma solução importante para os moradores, e este nos parece mais um caso emblemático de como, com a boa articulação com o Poder Público local e de portas abertas às demandas da comunidade, podemos ampliar a contribuição da ferrovia para o desenvolvimento das cidades”, defende o diretor de Relações Institucionais da MRS, Gustavo Bambini.

Por MRS