06.07.2018 às 10:36

Projeto A Cidade da Gente de livros infantojuvenis chega a Pinheiral/RJ

Patrocinada pela MRS Logística, ação envolve alunos da rede pública da área de abrangência da ferrovia. Conteúdo é destinado ao uso escolar

Congonhas, em Minas; Taubaté, em São Paulo e agora Pinheiral, no Rio de Janeiro. Essas cidades têm duas coisas em comum: a presença da ferrovia sob concessão da MRS e terem seus patrimônios materiais e imateriais abordados na coleção “A Cidade da Gente”.

Idealizado pela Editora Olhares, com autoria do escritor mineiro José Santos, e patrocinado pela MRS, o projeto já promoveu a publicação de livros sobre sete cidades de quatro regiões brasileiras. Chegou agora a vez de Pinheiral entrar nesse circuito. A cidade vai receber o projeto do dia 9 até 11 de julho.

Cada um dos livros conta a história de um município brasileiro e o roteiro surge a partir da interação entre professores e alunos da rede municipal de ensino. Eles são incentivados a dissertar sobre os patrimônios de seus municípios e tornam-se guias do escritor na cidade. Assim, viram protagonistas de suas próprias histórias quando o livro toma forma.

Com preocupação didática, o projeto tem o objetivo de apoiar a perpetuação e a disseminação da história das cidades abordadas e ampliar as noções das crianças locais sobre sua identidade e sobre o pertencimento ao município e à região onde vivem, além de valorizar lugares importantes da memória coletiva da cidade.

Os livros da coleção se tornam importantes referências locais de conhecimento e têm sua tiragem distribuída gratuitamente para as escolas da rede pública da cidade, para que sejam utilizados pelas turmas ano a ano, apoiando as atividades didáticas em temas diversos. Sua contribuição local tem sido amplamente reconhecida por autoridades e professores locais.

Produzidos com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, os livros da coleção têm gestão cultural da Doble Cultura.

Sobre o autor

José Santos é mineiro de Santana do Deserto. Vencedor do Prêmio Jabuti de livro infantil em 2016, tem 27 livros publicados para crianças e jovens, totalizando uma tiragem de 350 mil exemplares. Já teve quatro de seus títulos selecionados para o catálogo da Bologna Children’s Books Fair. E cinco de seus livros foram escolhidos pelo Ministério da Educação para fazer parte do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). Seus projetos foram feitos em parceria com importantes ilustradores como Alcy, Laurabeatriz, Girotto, Guazzelli, Jô Oliveira, Maurício de Sousa e Eliardo França.

Por MRS