Secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, visita a ferrovia da MRS
Na oportunidade, executivos da empresa apresentaram detalhes dos investimentos previstos pela companhia para a renovação da concessão
Um dos compromissos de uma semana atribulada, em meio às providências relacionadas à Infra Week, estava a visita, por parte do secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a um dos trechos mais importantes e singulares da ferrovia brasileira: a Cremalheira, operada pela concessionária ferroviária MRS Logística.
Antes de conhecer uma das locomotivas mais modernas do mundo, por dentro, Marcelo Sampaio recebeu informações da MRS a respeito dos investimentos previstos pela empresa para a renovação antecipada da sua concessão. Parte dos investimentos, que podem superar os R$ 7,5 bilhões, serão realizados para garantir toda a capacidade necessária para o acesso ferroviário ao Porto de Santos.
“Fiquei muito feliz em conhecer esse trecho da ferrovia da MRS. Na oportunidade, pude conhecer todos os investimentos feitos pela empresa, até aqui, e a previsão para o futuro. Os executivos da MRS me mostraram os projetos que vão capacitar a ferrovia para receber as cerca de 110 milhões de toneladas previstas para os próximos anos, o que nos dá a tranquilidade de sabermos que estamos no caminho certo e de que não faltará capacidade ferroviária no acesso ao maior porto da América Latina”, revela Marcelo Sampaio.
O Plano de Negócios da MRS, ferrovia que transporta cerca de 20% das exportações brasileiras, está, neste momento, sendo avaliado pelo MInfra e ANTT e deve seguir para o TCU ainda neste 1º semestre.
“Estamos muito confiantes com a renovação da concessão da MRS porque este plano não começou a ser construído hoje. Desde 2015, viemos conversando com o MInfra, as mais diversas esferas de governo, sociedade e agência reguladora para oferecermos o melhor portfólio de investimentos para o país. Se, mesmo sem a obrigação contratual, os investimentos realizados pela MRS nos tornaram uma das melhores ferrovias de carga do mundo, imagine agora com investimentos obrigatórios”, projeta Gustavo Bambini, diretor de Relações Institucionais da MRS Logística.
Também usufruem da malha administrada pela MRS, via Direito de Passagem, as concessionárias ferroviárias Rumo e VLI.