16.09.2019 às 15:03

Tecnologia, inovação e desenvolvimento são marcas de trabalhos em evento do setor

Colaboradores da MRS disseminaram conhecimento na 25º Semana de Tecnologia Metroferroviária

O dia 5 de setembro foi especial para a 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que aconteceu em São Paulo (SP) e comemorou, nesta data, seu jubileu de prata. O evento contou com vários colaboradores da MRS, que participaram como ouvintes, mediadores e autores de trabalhos acadêmicos, e com a presença do presidente da empresa, Guilherme Mello.

A Semana de Tecnologia Metroferroviária foi novamente organizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo (Aeamesp) e, nesta edição, ofereceu quatro dias sucessivos de atividades. A cerimônia de abertura, momento em que foi entregue do 6º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários, foi o pontapé inicial. A MRS esteve no pódio, conquistando o terceiro lugar do grupo 2, com o trabalho “Estudos de casos sobre o perfil do profissional ferroviário: desenvolvimento de competências”, de autoria do especialista ferroviário Leonardo Vianna e do especialista em Auditoria Interna Cleiton Vitorino.

Os ferroviários que foram ao evento conferiram uma programação diversificada com temas multidisciplinares, como operação, sustentabilidade, gestão de carreira, sistemas eletrônicos e instalações fixas. A 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária foi composta por visitas técnicas, mesas de debates, conferências e seminários, muitas das atividades contando, inclusive, com colaboradores da MRS à frente, como o I Seminário de Inovações Tecnológicas aplicadas para Melhoria dos Processos Ferroviários, organizado pelo especialista ferroviário Leonardo Vianna.

“Entre os desafios de promover um evento como este, certamente está o de selecionar os melhores trabalhos entre os que nós recebemos para o seminário. Nós convidamos a Vale, a Rumo e a VLI para apresentarem suas pesquisas e é perceptível a qualidade acadêmica que estamos trabalhando aqui na MRS e em outras operadoras de carga. São profissionais que prezam pela inovação, pela tecnologia e pela excelência. Escolher apenas seis foi uma tarefa difícil”, avalia o especialista.

TECNOLOGIA

A tecnologia e a inovação foram palavras comuns entre os trabalhos apresentados no evento, como o artigo “Aplicação de Tecnologias Disruptivas em um Centro de Controle de Manutenção”, de autoria do coordenador do Centro Controle Manutenção (CCM) Admilson Renato, do analista de Sistemas Tiago Oliveira, da analista de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) Elize Tostes, da estagiária do CCM Stefani Ferreira e do especialista ferroviário do PCM Leonardo Vianna.

Responsável pelo desenvolvimento de uma solução que automatiza um processo de manutenção muitas vezes custoso, o também especialista ferroviário Alexandre Carvalho apresentou seu “Sistema Embarcado de Termovisão e Reconstrução de Imagens”, na ala de “Sistemas Eletroeletrônicos” do evento. O dispositivo, desenvolvido ao longo de três anos por Carvalho, pode gerar uma economia financeira e dispensar a contratação de mão de obra específica e eliminar a necessidade de viagens longas e demoradas para análise de ativos espalhados pela via permanente.

“É uma ferramenta com câmeras visuais que possibilitam a construção da imagem 3D através da nuvem de pontos e uma câmera térmica que captura radiação no espectro LWIR que também é inserida na imagem formando uma imagem térmica 3D”, resume Carvalho. “Por meio dessas inspeções térmicas automáticas, com equipamento embarcado, nós conseguimos gerar um modelo tridimensional térmico e visual a partir de um conjunto de imagens para vistoriar dispositivos através da informação de temperatura. Com isso, temos um número maior de dados sobre os ativos distribuídos pela via, abrindo caminho para a praticidade da automação embarcada, contribuindo para ganhos internos financeiros e tempo de execução”, explica.

Quem apresentou análise classificatória dos alarmes de wayside foram os especialistas ferroviários Arthur Filgueiras e Wiler Luz, acompanhados do analista de Sistemas Carmo de Melo. Os quatro propuseram uma abordagem por “Sistema de Inferência Neuro-Fuzzy Adaptativa”. Esse método tinha a intenção de melhorar a tomada de decisão no caso de uma notificação destes dispositivos. Filgueiras conta que, para realizar este trabalho, os testes foram conduzidos com dados operacionais de equipamentos em campo, formando um universo com mais de cinco mil amostras.

“Nosso objetivo era o de evitar riscos operacionais que estivessem associados à interpretação de um operador responsável pela integridade do ativo pela perspectiva do Centro de Diagnóstico de Confiabilidade. E gerar, com isso, maior nível de acerto na gestão dos processos de manutenção, baseada na condição. Montamos, então, uma equipe multidisciplinar, com colaboradores de quatro áreas diferentes da empresa: Material Rodante, Eletroeletrônica, TI e Operação. Nosso diagnóstico foi de que a implantação deste modelo traria ganho qualitativo na resposta e auxílio à tomada de decisão do colaborador na manutenção com erro médio de 5%, aproximadamente”, complementa.

MANUTENÇÃO

O assistente de apoio operacional Gustavo Presto levou uma possibilidade de evolução de um trabalho amplo, já apresentado no Simpósio Internacional de Confiabilidade (SIC): o diagnóstico autônomo de falhas em máquinas de chave através de machine learning. Esse trabalho tem o potencial de redução da média do número de alarmes para monitoramento desses dispositivos de 3,2 mil para 34 por mês.

“A manutenção do tipo preventiva requer inspeções em um determinado período de tempo. Por exemplo, vamos imaginar que a cada seis meses, um colaborador vá a campo para inspecionar um dispositivo. A avaliação é subjetiva, mesmo com os procedimentos sólidos que temos hoje na companhia. A ferramenta tem a função de transformar essa manutenção em um tipo de inspeção preditiva que automatiza a verificação manual dos alarmes, hoje realizada por um operador. Isso pode proporcionar um resultado muito interessante que temos a intenção de desenvolver, pois, atualmente, a solução informa a falha de forma precoce, mas não discrimina o modo da falha. É nisso que podemos evoluir”, planeja.

Leonardo Vianna avalia como positiva a participação de colaboradores da MRS e classifica a Semana de Tecnologia Metroferroviária como um evento de grande relevância para o cenário metroferroviário nacional.

“Esta edição contou praticamente com um dia dedicado somente para transporte de cargas. É um momento de grande sinergia entre transportadores de carga e passageiros, uma vez que várias tecnologias apresentadas são intercambiáveis entre as empresas. Agora, nossa missão é compartilhar os trabalhos e conhecimentos adquiridos”, pontua.

Confira a lista de colaboradores da MRS participantes no evento:

Leonardo Vianna – 3º lugar no 6º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários com o artigo “Um estudo de caso sobre o perfil do profissional ferroviário – desenvolvimento de competências”. Organizador do I Seminário de Inovações Tecnológicas aplicadas para Melhoria dos Processos Ferroviários e expositor do artigo “Aplicação de Tecnologias Disruptivas em um Centro de Controle de Manutenção Ferroviária”.

Cleiton Vitorino –  3º lugar no 6º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários com o artigo “Um estudo de caso sobre o perfil do profissional ferroviário – desenvolvimento de competências”.

Alexandre Carvalho – Expositor do trabalho “Sistema Embarcado de Termovisão e Reconstrução de Imagens”.

Admilson Renato – Expositor do artigo “Aplicação de Tecnologias Disruptivas em um Centro de Controle de Manutenção Ferroviária”.

Tiago Oliveira – Expositor do artigo “Aplicação de Tecnologias Disruptivas em um Centro de Controle de Manutenção Ferroviária”.

Elize Tostes – Expositor do artigo “Aplicação de Tecnologias Disruptivas em um Centro de Controle de Manutenção Ferroviária”.

Stéfani Ferreira – Expositor do artigo “Aplicação de Tecnologias Disruptivas em um Centro de Controle de Manutenção Ferroviária”.

Rodrigo Troian – Coordenador da sessão de Meio Ambiente

Arthur Filgueiras – Expositor do artigo “Ensaio para análise classificatória dos alarmes de wayside através da abordagem ANFIS”

Wiler Luz – Expositor do artigo “Ensaio para análise classificatória dos alarmes de wayside através da abordagem ANFIS”.

Carmo de Melo – Expositor do artigo “Ensaio para análise classificatória dos alarmes de wayside através da abordagem ANFIS”.

Gustavo Presto – Expositor do trabalho “Diagnóstico autônomo de falhas em máquinas de chave através de machine learning”.

Por MRS