Transporte de ferro gusa do Mato Grosso do Sul ao Porto do Rio
Primeiro transporte foi realizado em junho e a carga saiu de Aquidauana (MS) com destino ao Porto do Rio
Uma carga de ferro gusa de cerca de 8 mil toneladas saiu de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul (MS), e foi transportada pela MRS ao Porto do Rio. Foi a primeira carga de ferro gusa com origem no Mato Grosso do Sul transportada pela empresa e o sucesso da operação traz a perspectiva de que a rota se torne frequente no segundo semestre. O ferro gusa produzido no MS normalmente é direcionado ao mercado nacional ou para países vizinhos da América do Sul. Pela primeira vez houve direcionamento para exportação a outros mercados. A expertise da MRS no transporte do produto permitiu a oferta de uma solução logística para essa demanda.
A primeira etapa da viagem foi entre Aquidauana e Mogi das Cruzes (SP), uma distância de aproximadamente 1,5 mil km, em que o transporte acontece pelo modal rodoviário. No terminal Tinaga, em Mogi, a carga parte em composição MRS para o Porto do Rio, um dos mais bem preparados para o embarque de gusa.
“Oferecemos ao cliente uma opção nova de rota e o projeto teve bons resultados. A combinação intermodal rodovia-ferrovia e a destinação da carga a um porto com estrutura para seguir rapidamente com o embarque para a exportação foram atrativos decisivos. Assim como a carga de Aquidauana, temos oportunidades em outras regiões”, afirma o gerente de Contas Comerciais – Construção Civil, Diogo Gogliath.
MERCADO DE FERRO GUSA
A MRS tem forte presença no mercado de gusa de Minas Gerais, transportando a carga para o Porto do Rio. A empresa tem buscado mais clientes de ferro gusa em outras regiões, aproveitando o bom momento de exportação do produto, que se mantém atrativa em função do dólar elevado.
Entre 2019 e 2020, a empresa aumentou a sua capacidade anual de transporte de ferro gusa de cem mil toneladas para 175 mil toneladas, além de contar com a estrutura de seis terminais parceiros para as operações multimodais com ferro gusa.
“Essa solução multimodal mostra o quanto a MRS em conjunto com parceiros logísticos pode atender às especificidades do cliente, mesmo em cenários onde a origem ou destino da carga esteja distante da nossa malha. Ser criativo e propor soluções disruptivas e competitivas é o caminho para sustentar o crescimento que buscamos na carga geral”, destaca o gerente de Logística e Soluções Intermodais, Felipe Esquerdo.
A multimodalidade também é apontada pelos gestores do Terminal Tinaga, parceiro comercial da MRS nessa operação, como o principal diferencial para conquista do cliente.
“A multimodalidade contribui para a redução de custos e gargalos logísticos. Nesta perspectiva, o Tinaga e a MRS Logística utilizam a parceria de longa data para atender à particularidade de cada produto e criar soluções logísticas para diversos clientes, como é o caso do ferro gusa que utiliza um ciclo rodoviário de Aquidauana a Mogi das Cruzes, até o terminal Tinaga na cidade. Em Mogi, essa carga acessa a malha ferroviária da MRS e vai para o porto do Rio de Janeiro”, diz o gerente do Tinaga, Ricardo Nagao.