24.08.2015 às 12:05

Transporte por contêineres cresceu mais de 30% na MRS

No comparativo entre os primeiros semestres de 2015 e 2014, evolução em segmentos como Automotivos e Papel e Celulose superou 120%

Conteiner_1Entre o segundo e o primeiro trimestre deste ano, o transporte da MRS por contêineres cresceu mais de 30%. Na comparação do primeiro semestre de 2015 com o mesmo período do ano passado, a evolução foi bem parecida: 29,2%. Os números acima comprovam que o transporte de contêineres vem se consolidando cada vez mais nas soluções de transporte da ferrovia.Uma tendência bastante positiva ficou por conta das operações entremargens na região portuária de Santos, que até então eram realizadas exclusivamente pelo modal rodoviário.

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Guilherme Alvisi

“A crise econômica no País acabou fazendo com que as empresas decidissem experimentar os nossos serviços. Oferecemos segurança, confiabilidade e previsibilidade, além de custos mais baixos em muitos casos. Elas [as empresas] deixaram de lado uma série de preciosismos em favor de uma redução de custos, mesmo que essa redução seja de R$ 1”, justifica Guilherme Alvisi, gerente geral de Negócios – Carga Geral da MRS.

No segmento de Produtos Automotivos, a MRS transportou por contêineres 4.459 TEUs no primeiro semestre deste ano contra 1.886 TEUs no mesmo período de 2014, registrando um crescimento de mais de 135%. Um TEU representa a capacidade de carga de um contêiner normal, de 20 pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura.

Em relação ao transporte conteinerizado de Papel e Celulose, a companhia saltou de 3.112 TEUs para 6.858 TEUs no comparativo entre os primeiros semestres de 2014 e 2015, o que corresponde a um aumento de 120%. A linha de Produtos Industrializados também evoluiu positivamente, com 18% de acréscimo: de 187 (1S2014) para 221 TEUs (1S2015).

93_KMP_1922Destaque à parte, outro segmento com números relevantes foi o de Produtos Eletrônicos: iniciadas em janeiro deste ano pela ferrovia, as operações por contêineres somaram 2.832 TEUs até 30 de junho.

O fato é que o transporte ferroviário por contêineres tem apresentado um custo entre 15% e 20% abaixo dos praticados em soluções com base rodoviária (em termos gerais, os ganhos variam dependendo da distância e do desenho logístico global). Além disso, há a questão da confiabilidade, graças a baixos índices de acidentes operacionais e alta disponibilidade dos ativos – material rodante e malha são pontos fortes em que a MRS se destaca no cenário nacional; da previsibilidade, já que a companhia dispõe de um serviço expresso para trens de contêineres com datas e horários fixos para partidas e chegadas; e da segurança, com índices históricos praticamente nulos de roubo de cargas na malha da MRS.

Outro ponto extremamente favorável é a produtividade: o contêiner é a medida unitizadora da logística, que facilita as operações em portos, no Brasil e no mundo inteiro, e virtualmente qualquer carga pode ser transportada dentro das “caixas”. “Neste momento, com a demanda mais fraca e as margens cada vez reduzidas, o que importa para as empresas – nossos clientes – é diminuir as despesas e garantir a rentabilidade”, resume Alvisi.

DSC_0005A MRS Logística é uma operadora ferroviária de carga, com atuação em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, que hoje responde pelo transporte de quase 20% do total das exportações brasileiras. Está entre as 10 maiores ferrovias do mundo em volume transportado, com indicadores de nível internacional em segurança, confiabilidade e eficiência. Segurança e desenvolvimento das comunidades são fatores fundamentais para o desenvolvimento sustentável da companhia.

Por MRS
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