28.04.2016 às 10:17

Vila dos Criadores, em Santos, recebe mutirão de limpeza da ferrovia e revitalização de PN

Aproximadamente 20 funcionários da MRS e 11 da prefeitura percorreram cerca de 700 metros em mutirão de limpeza da linha férrea 1

Apesar do fim do período chuvoso e da possível diminuição do número de casos de doenças associadas ao Aedes aegypti, a atenção para a limpeza da ferrovia continua. Um exemplo disso é que, nesta semana, a MRS promoveu mais um mutirão de limpeza, desta vez na Vila dos Criadores, em parceria com a Prefeitura de Santos/SP. Os trabalhos se iniciaram nesta segunda-feira (25/4) e se encerrarão na próxima segunda-feira (2/5). A ação foi realizada em uma extensão de 700 metros da linha férrea e foram retirados 62 m³ de lixo e entulho, o que equivale a 62 caixas d´água de mil litros.

Durante os trabalhos, um importante serviço foi realizado: a revitalização da passagem em nível que recebeu recapeamento, nova pintura e melhoramento do sistema de drenagem. 1Além da eliminação de possíveis focos do mosquito e recolhimento do lixo residencial e entulho, segundo Eduardo Máximo, especialista de Manutenção Ferroviária, 16 mil m² foram roçados na região.

“No mutirão, tivemos 20 funcionários da MRS que trabalharam dentro da faixa de domínio. Além disso, contamos com o apoio de 11 funcionários da prefeitura que fizeram a limpeza da área externa e ficaram responsáveis pela destinação dos resíduos”, afirma.

Cortando o mal pela raiz2

Além do trabalho de limpeza, outras ações de conscientização da população foram realizadas para que o lixo e entulho não sejam novamente descartados irregularmente. Durante esta semana, foram proferidas palestras associadas ao tema, conforme a programação abaixo.

  • 25/4 (9h e 14h): Palestra sobre prevenção de acidentes e orientações básicas sobre descarte irregular de lixo na ferrovia, ministrada pela equipe de Responsabilidade Social da MRS;
  • 26/4 (9h e 14h): Palestra da equipe de Zoonoses da Prefeitura de Santos;
  • 27/4 (9h e 14h): Palestra ministrada pela equipe de Educação Ambiental da MRS.

“Sabemos que a ferrovia não gera lixo. Mesmo assim, com o apoio da prefeitura, retiramos todo esse material da faixa de domínio para garantir o bem estar e a saúde da própria população”, ressalta Adriana Carvalho, analista de Responsabilidade Social para a região.

Foram distribuídos ainda para a população local flyers a respeito do assunto.

Nova gerência e um olhar diferente sobre as questões que envolvem as comunidades

No início deste ano, foi criada a Gerência Geral de Faixa de Domínio e Interferências e, com ela, foi inaugurado um olhar diferente sobre as questões que envolvem as comunidades.

“A criação desta área na companhia deixa ainda mais evidente a preocupação da empresa em atuar em conjunto com os nossos vizinhos. Além do permanente foco na redução de atropelamentos e abalroamentos, desenvolvemos uma série de ações como esta para tratar problemas que afetam tanto a ferrovia quanto a comunidade”, revela Uascar Carvalho, gerente geral de Faixa de Domínio e Interferências.

Saiba mais sobre o assunto na matéria da MRS TV, abaixo:

Por MRS