22.07.2016 às 14:38

Trabalho com foco nas comunidades reduz em 60% demandas sobre PNs

Desde o início do ano, com a criação da Gerência Geral de Faixa de Domínio e Interferências, um olhar diferente sobre as questões que envolvem as comunidades passou a fazer parte da rotina de trabalho na MRS. Em relação às demandas que englobam passagens em nível (PNs), foi registrada redução de 60% dos chamados recebidos pelo canal de relacionamento com comunidades, o telefone 0800 979 3636.

De janeiro a junho de 2012, foram abertos 27 chamados referentes a PNs. O número vem diminuindo com o passar dos anos, mas em 2016 a redução foi ainda mais significativa. Nos seis primeiros meses de 2016, foram recebidas 11 demandas, das quais dez já foram solucionadas.

“Essa redução é decorrente de um trabalho focado em minimizar as interferências junto às comunidades, promovendo cada vez mais melhorias preventivas, além das corretivas. Me sinto agradecido por participar desse processo, pois é muito gratificante ver que com pequenos gestos conseguimos melhorar a vida de várias pessoas”, completa o especialista ferroviário Luciano Cabral.

As demandas são recebidas via 0800 e encaminhadas aos técnicos de PNs para avaliação do trabalho necessário visando regularizar a situação na determinada passagem. As etapas seguintes são de programação e de execução das atividades.

“A diferença dos números é bastante significativa e reflete o cuidado e a atenção às demandas de comunidade, que estão cada vez mais sendo trabalhadas como uma das partes importantes para o negócio ferroviário. Este trabalho entregue pela MRS vem fazendo toda a diferença no relacionamento harmonioso com as comunidades vizinhas à nossa linha férrea”, destaca a gerente geral de Responsabilidade Social, Elaine Sperb.

A manutenção

Há, ao longo de toda a malha da MRS, 1156 passagens em nível, 619 rodoviárias e 537 de pedestres. As equipes precisam se programar e atuar da forma mais eficiente possível, pois uma manutenção geral, em uma única passagem, pode levar até 20 dias para ser concluída, caso envolva asfaltamento, sinalização, capina e recolhimento de lixo, por exemplo.

 

Caso o serviço seja mais complexo e exija manutenção de via permanente, como nivelamento e troca de trilhos e dormentes, as demandas passam a ser negociadas para que entrem no plano de manutenção trimestral da MRS, por envolver outras áreas e recursos.

Por MRS