Colaboradores avaliam comunicação interna da MRS

Nos meses de novembro e dezembro, mais de 1,4 mil colaboradores dos três estados de atuação da MRS responderam a uma pesquisa para avaliar os canais de comunicação interna da empresa, com objetivo de identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria. A participação e a disponibilidade de cada ferroviário que destinou preciosos minutos do tempo para contribuir, respondendo ao questionário, foram essenciais para o desenvolvimento do trabalho.

O percentual geral de satisfação com a comunicação interna em 2016, segundo as respostas amostrais coletadas, foi de 83,6%, número acima do referencial de benchmarking no mercado, 72,2%, segundo o Instituto da Qualidade, empresa aplicadora da pesquisa e especializada em tratamento de dados e cruzamento de informações. Quando questionados sobre os temais mais importantes divulgados no último ano, os respondentes mencionaram tópicos como segurança, mercado, saúde e clientes.

Os veículos mais elogiados pelos colaboradores nas questões discursivas (abertas) da pesquisa foram a MRS News e a MRS TV, enquanto os comunicados aparecem como o canal mais bem avaliado nas perguntas objetivas (fechadas). Os comunicados são enviados via e-mail, a todos os colaboradores que possuem correio da empresa – @mrs – e  aos cadastrados no banco de e-mails pessoais (clique aqui para cadastrar o seu). Além disso, são disponibilizados, em versão impressa, também nos quadros Estação da Informação.

Acompanhando a onda da MRS Digital, um projeto está em andamento para substituição gradual, a longo prazo, dos quadros por TVs, que também estarão distribuídas em pontos estratégicos da empresa, com objetivo de contemplar a maior parte de colaboradores. Além disso, outra tendência digital que começou a ser usada em 2016 na MRS e também foi destaque entre as lembranças dos colaboradores foi o Whats App, canal que será aperfeiçoado em 2017.

Canais de comunicação líder-equipe também foram bastante mencionados, como as reuniões de Gestão Participativa, encontros mensais de alinhamento dos gestores com as equipes. Apesar de não ser oficialmente um canal de comunicação, propriamente dito, os Diálogos Diários de Segurança (DDSs) também foram bastante mencionados.

Por fim, apareceram também, nos resultados, menções específicas ao Facebook, mesmo sendo uma rede social pública e, portanto, um canal externo. A MRS ingressou oficialmente na rede em dezembro de 2016, já conhece a fan page? O acesso ao Facebook pelos computadores da empresa não é permitido, mas você pode curtir e compartilhar através dos seus dispositivos pessoais. Procure por facebook.com/MRSLogistica.

O relatório analítico completo, elaborado pelo Instituto, apresenta informações importantes para a condução das atividades do plano de comunicação elaborado para 2017. Com a riqueza de detalhes, é possível filtrar dados por diretoria, idade de colaboradores, tempo de empresa, região de atuação, cargo e até mesmo somar parâmetros.

 

O processo

Entre os dias 21/11 e 9/12, foram aplicadas pesquisas on-line – via e-mail – e presenciais. Os critérios estipulados pelo Instituto da Qualidade para que a amostra mínima fosse atingida foram definidos a partir da segmentação de públicos, por exemplo, pela natureza da atividade exercida na empresa, por diretoria e pelo fato de possuir ou não e-mail da empresa – @mrs.

Cada colaborador avaliou os 56 atributos de valor presentes no questionário seguindo a escala de 1 a 5. Para cada atributo, foi calculado um indicador de favorabilidade, ou seja, a porcentagem de notas 4+5 dadas a ele. O Índice de satisfação com a comunicação interna (ISCI) é a média aritmética simples da favorabilidade de todos os atributos de valor.

O questionário foi elaborado em um sistema inteligente que permite filtrar tópicos de acordo com respostas anteriores, por isso, nem todos os ferroviários avaliaram todos os atributos de valor. Se um colaborador respondeu informando não ter tido contato com um determinado veículo de comunicação, por exemplo, as perguntas sobre os atributos daquele veículo não foram exibidas.

Por MRS