Com ações e iniciativas, colaboradores mostram compromisso com meio ambiente

Na última edição da MRS News foram mostrados programas e iniciativas desenvolvidos pela equipe da Gerência de Meio Ambiente durante o ano de 2019. No entanto, como a orientação a sustentabilidade está bastante clara para todos e essa é uma diretriz presente no dia a dia dos colaboradores, diversas áreas promoveram ações e movimentações que geraram resultados significativos.

“É muito legal ver que temos vários exemplos a serem mostrados, o que evidencia como a orientação a preservação ambiental está presente na rotina dos colaboradores”, destaca o gerente de Meio Ambiente, Fábio Morelli. É importante que a busca por oportunidades como essas seja constante no dia a dia para contribuirmos cada vez mais com a sustentabilidade da MRS. A equipe de Meio Ambiente está totalmente à disposição para auxiliar qualquer colega que tenha iniciativas deste tipo, é só nos procurar”, complementa.

Emissões atmosféricas

O aumento da eficiência energética da MRS ao longo dos anos reduziu consequentemente as emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera, um impacto ambiental de natureza positiva e global. Em 2018, foram consumidos 241,3 milhões de litros de diesel e emitidas 656,7 mil toneladas de CO2; já no ano de 2019, foram consumidos 190,7 milhões de litros de diesel e emitidas 518,9 mil toneladas de CO2. A redução de emissões atmosféricas foi de 26,5% quando comparados os resultados dos dois anos.

Para destacar ainda mais boa prática e auxiliar na prospecção de clientes, a MRS lançou, em 2019 – mais especificamente em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente -,a calculadora de CO2, ferramenta inédita em seu formato no Brasil. Por meio de uma metodologia de cálculo internacionalmente aceita, a ferramenta quantifica as emissões de CO2 do modal exclusivamente rodoviário e as compara às emissões do modelo intermodal (ferroviário + rodoviário). Com essa comparação, é possível estimar o percentual de redução de emissão de CO2 com o uso da intermodalidade.

Em paralelo, foi lançado um e-book (link na página da calculadora) que apresenta os ganhos que podem ser obtidos, como créditos no mercado financeiro, mercado de créditos de carbono e marketing verde para as empresas.

 

Reutilização de resíduos

Ferroviários da oficina do Km 460 em Conselheiro Lafaiete (MG) confeccionaram um trem de madeira com resíduo gerados na própria unidade, como madeira e sucata metálica. A iniciativa reforça as possibilidades de aproveitamento de resíduos e reforça, por meio desse símbolo, a preocupação com o meio ambiente na MRS.

Como mais um exemplo de atitude ambientalmente correta, melhorias foram aplicadas ao processo de gerenciamento de resíduos no acondicionamento e no transporte desses resíduos, o que gerou R$ 37 mil de redução de custo para a empresa.

 

Semana Socioambiental

Nas unidades do Horto Florestal (Belo Horizonte/MG), Km 460 e P1-07 (Jeceaba/MG), a Semana do Meio Ambiente foi marcada por dinâmicas voltadas para a geração consciente e descarte correto de resíduos. Além das atividades interativas, foi feita a revitalização dos jardins das áreas de Via Permanente e Manutenção de Vagões, em Lafaiete, e de Manutenção de Locomotivas, no P1-07, contribuindo para a melhoria do bem-estar socioambiental.

Na semana da campanha, foram estrategicamente estabelecidos pontos de arrecadação de doações para o Lar do Menor Amparado (Larmena), instituição que acolhe crianças de até 17 anos. Com essa ação, foram coletados alimentos não perecíveis para a instituição e, no momento da entrega, um café da manhã foi oferecido às crianças, com atividades como brincadeiras e plantio de mudas frutíferas, reforçando mensagens de educação ambiental.

 

| Publicado em 14.2.2020

Por MRS