Combustível para a excelência

Por Vladimir Ladeira, especialista em Gestão

A Disney, uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, considera o conjunto reconhecimento + recompensa + celebração como o seu combustível para a excelência. E faz todo sentido, inclusive, para a MRS. Especialmente nesse momento de transformação.

O Programa Ideias em Ação busca fomentar que as pessoas se incomodem com o “sempre foi assim” e tragam soluções inovadoras para os processos da empresa. Soluções que não sejam apenas pontuais, mas que tragam ganhos em produtividade, segurança, eficiência e custos a longo prazo. Sustentabilidade é uma palavra que se encaixa muito bem aqui.

Com resultados cada vez mais relevantes, a inovação vem fazendo a diferença no dia a dia dos ferroviários e é aí que o combustível da excelência é revelado com bastante clareza:

O reconhecimento pode ser exemplificado com a aprovação pelas várias esferas da liderança, desde os gerentes, passando pelos gerentes gerais, até chegar aos diretores. O processo evidencia a aposta da liderança na criatividade dos colaboradores como algo realmente importante.

A recompensa é vista no momento do pagamento do prêmio aos autores, efetuado assim que a ideia é implementada, atendendo a todas as premissas necessárias para garantir segurança e ganhos operacionais e financeiros efetivos.

 A celebração acontece de várias formas, mais simples ou até mesmo sofisticadas. O exemplo mais emblemático pode ser dado pelo momento da escolha das “Ideias de Destaque”, quando autores de dez grandes ideias apresentam os resultados das suas sugestões aos diretores para escolha das que se mostraram mais disruptivas. Nesse caso, senso de dono, inquietude, curiosidade, diferenciação da ideia, criatividade, persistência na busca da solução e resultados alcançados com a inovação são valores que direcionam a avaliação.

Com isso, um ciclo virtuoso é criado, em que cada vez mais colaboradores se envolvem, mais soluções inovadoras são geradas, mais resultados positivos são alcançados e mais sólida a excelência se mostra em todas as áreas da MRS. Até que a ferrovia tem relação com o entretenimento, não?

 

Celebração 2020

A celebração ocorrida em 2020 foi bastante diferente do que acontecia até então no programa. Pela primeira vez foram homenageados colaboradores de quatro diretorias da empresa, autores das ideias selecionadas. O Ideias em Ação está cada vez mais abrangente e esse é mais um incentivo para que os colaboradores participem cada vez mais.

 

 

 

Confira a lista das dez ideias. As sinalizadas com asterisco (*) são as escolhidas pelos diretores como “Ideias de Destaque”:

*IA 8720 – Padronização do Retentor do Rotor | Daniel de Jesus Silva e Dilson Camilo Dias

*IA 9172 – Troca Condicional de Reservatórios de Ar | Davidson de Oliveira

IA 9288 – Análise AD VALOREM para Transporte Rodoviário de Cargas | Matheus Teixeira de Oliveira

*IA 8873 – Recuperação dos Rádios do Módulo RM | Marcelo Silva Camilo

IA 9036 – Recuperação de Bateria Tudor | Alex da Silva de Oliveira

IA 8747 – Recuperação de Injetores Eletrônicos EFI | Esio Eduardo Fernandes

IA 9832 – Substituição dos gambitos no Fechamento de Escotilha de Vagões | Felipe Esquerdo da Silva

*IA 9029 – Suporte da Base para Caixa do Sinal de led quebrada sem Impacto Operacional | Rodrigo Camacho da Silva e Luiz Fernando Silva de Souza

*IA 10111 – Vzão Zero | Gilberto Lúcio da Silva Júnior

IA 10081 – Elaboração de Teste dos Rádios de Dados 256MHz Way Side | Fabrício de Jesus Fontes

Acompanhe, em breve, a cobertura do evento na MRS TV.

 

| Publicado em 14.2.2020

Por MRS