Comitê é criado em oficina para avaliar sugestões cadastradas no Ideias em Ação

Prática eleva qualidade das soluções e beneficia processo de aprovação do programa

Já imaginou uma boa ideia que beneficia o processo de sugestão e cadastro de ideias no próprio programa de inovação da empresa? Pois foi exatamente o que aconteceu na Oficina de Manutenção de Locomotivas do P1-07, em Jeceaba (MG). Benefício para a equipe, benefício para o programa Ideias em Ação e ganhos para a MRS.

O comitê criado foi uma iniciativa própria da área, que identificou a necessidade de acompanhar de perto o potencial criativo dos colaboradores e das iniciativas válidas para o desenvolvimento da oficina e da MRS. O fórum é dinâmico e conta com participação de especialistas e coordenadores. Reunidos, os ferroviários repassam e discutem todas as ideias em andamento, conferem status e plano de trabalho e definem próximos passos. Cada nova ideia registrada é discutida e validada pelo comitê, processo que tem funcionado bem, segundo o gerente de Manutenção de Locomotivas MG, Antonio Vieira

“É feita uma avaliação criteriosa de todas as ideias registradas para garantir que serão conduzidas somente as pertinentes, evitando retrabalho e emprego de energia desnecessária. Outro ganho é o correto acompanhamento do plano de trabalho, com direcionamento e apoio adequado aos responsáveis pela iniciativa”, explica. “É um programa que beneficia a empresa, mas feito a partir da contribuição dos colaboradores, por isso procuramos dar todo o suporte necessário”, complementa.

O trabalho foi iniciado em fevereiro deste ano, com avaliação de 32 ideias, e foi mantido com periodicidade quinzenal. Segundo o coordenador da oficina, Sérgio Henrique da Silva, responsável pela iniciativa, o objetivo é garantir que ideias da equipe não sejam perdidas por falta de apoio ou informação, incentivando todos os colaboradores a contribuírem cada vez.

“O Ideias em Ação é muito valioso para o desenvolvimento dos colaboradores, pois os provoca a pensar fora da caixa e traz ganhos representativos para a empresa. Baseado nisso, observamos que algumas ideias ficavam paradas no caminho aguardando informações, esse foi o grande motivador da criação do comitê. Nestas reuniões, avaliamos todas as ideias da gerência e, para as que são aprovadas, elaboramos uma estratégia para apoiar os colaboradores na condução das mesmas”, destaca.

Para o especialista em Gestão e líder do programa, Vladimir Ladeira, a criação do comitê de avaliação das sugestões é um exemplo claro de uma área que entendeu perfeitamente a dinâmica da busca por inovação.

“Com a realização das reuniões periódicas de avaliação das ideias, é fácil perceber o foco em produtividade e aperfeiçoamento dos processos. E isso confirma, na prática, que o Ideias em Ação existe para gerar valor às áreas”, afirma Ladeira. “Ter um comitê responsável por avaliar as ideias da gerência é uma ótima prática, que pode trazer resultados expressivos, pois faz com que o direcionamento para implantação, desenvolvimento ou reprovação das ideias aconteça com o pensamento ágil, ou seja, sem desperdício de recursos ou tempo”, pontua.

O programa

O Ideias em Ação é aberto a todos os colaboradores da MRS, conheça os detalhes na página oficial da intranet. Para Vieira, o programa é uma importante ferramenta de fomento à inovação e uma oportunidade para a evolução de processos, sistemas e rotina.

“O Ideias em ação é um programa fantástico,  que incentiva e reconhece as  pessoas que, com atitude e comprometimento, identificam  oportunidades que geram ganhos para a MRS e para elas mesmas. Nossos colaboradores que estão na linha de frente, vivenciando diariamente as dificuldades e complexidades de rotina, conhecem muito bem o nosso negócio, tendo propriedade para identificar  oportunidades nos nossos processos.”

Caso tenha dúvidas sobre o programa, entre em contato com a equipe pelo e-mail IdeiasEmAcao@mrs.com.br ou pelo telefone (32) 3239-9431.

Por MRS