Em mãos: equipe de Auditoria Interna recebe certificação internacional de qualidade

Diretor geral do IIA Brasil compareceu ao prédio administrativo da MRS para entregar certificado

A única ferrovia no Brasil a ter suas práticas em auditoria interna validadas pelo IAA Brasil (Institute of Internal Auditors). Essa é a MRS. Depois de receber o primeiro certificado em 2013, válido por cinco anos, a empresa foi mais uma vez reconhecida por seguir os melhores padrões de auditoria interna estabelecidos internacionalmente.

Nesta quinta-feira, dia 26, a equipe da Gerência Geral de Auditoria Interna e Gestão de Riscos recebeu, no prédio administrativo de Juiz de Fora (MG), o diretor geral do instituto, Paulo Roberto Gomes, que entregou pessoalmente o certificado aos ferroviários.

“Faço questão de ir às empresas entregar o certificado pessoalmente, porque é realmente um marco importante, um momento de celebração pela conquista. O método de avaliação é o mesmo em diversos países e há empresas do mundo todo buscando esse reconhecimento”, pontuou Gomes, em seu discurso durante a cerimônia. “Todos da equipe de Auditoria contribuíram de alguma forma, desde o início do processo, e gosto de deixar sempre claro que essa é uma conquista da empresa, da equipe e de cada um que esteve envolvido no processo. Parabéns mais uma vez à MRS pela dedicação e pelo comprometimento”, concluiu.

Na lista das empresas certificadas pelo IIA Brasil estão, alem da MRS, 18 grandes nomes, como Bradesco, Itaú, Oi, Sabesp, Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), Petrobrás, Banco do Brasil e Fibria.

“É importante reforçar que já detínhamos essa certificação desde 2013 e que, passado o prazo de validade de cinco anos, conseguimos ser certificados novamente, o que demonstra o compromisso que tivemos com a manutenção e a evolução da qualidade técnica neste período, uma vez que os padrões receberam inclusões e passaram por alterações, aumentando o nível de exigência”, destaca o gerente geral de Auditoria Interna, Jorge Amaral. “Sem o compromisso e a aplicação de todo o grupo, esse resultado não teria sido possível, por isso, gostaria de deixar o meu agradecimento a todo o grupo por esta conquista”, complementa.

Etapa a etapa

A avaliação é, segundo o próprio instituto, uma análise da conformidade da função de auditoria interna, das normas definidas no IPPF (Estrutura Internacional de Práticas Profissionais) e de outros regulamentos que afetam a profissão. O processo tem duração de uma ou duas semanas, dependendo do tamanho da organização e da área de Auditoria Interna. Uma equipe de consultores, devidamente preparados e experientes no assunto, conduz o processo.

Depois da análise, é emitido relatório de recomendações para mudanças em procedimentos e políticas e, caso a empresa esteja cumprindo com os mais elevados padrões em auditoria interna, a certificação com o selo de qualidade comprovada do IIA é concedida.

Por MRS