Ideias em Ação, uma importante ferramenta no combate à Covid-19

Um grande valor do Programa Ideias em Ação sempre foi demonstrar o incômodo dos colaboradores com as seis palavras mais caras do mundo dos negócios: “nós sempre fizemos isso desse jeito”. E, ano após ano, desde sua criação em 2001, o programa cumpre seu propósito de incentivar a quebra de paradigmas e o tão falado “pensar fora da caixa”. Cumpre tão bem esse propósito que, mesmo em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), quando poucos podiam imaginar, o Ideias em Ação se apresenta novamente como importante ferramenta para a empresa.

Diversas atividades podem ser observadas e percebidas de forma diferente nesse momento específico. E ideias podem surgir, inclusive, como ações a serem adotadas pela MRS para combater a proliferação do Coronavírus. Um bom exemplo, ainda bastante recente, veio de colaboradores da Gerência de CCO, no último dia 20 de março.

Preocupados com a proliferação do vírus no uso compartilhado de postos de trabalho, os controladores de Tráfego Ferroviário Drielly Eloi e Helbert Oliveira cadastraram uma ideia referente a uma ação simples de prevenção: higienizar a estação de trabalho e, em seguida proteger os equipamentos com filme plástico a cada turno assumido na área.

“Primeiramente, pensei em uma sugestão que envolvia tecnologia, mas junto de toda a equipe vimos que seria inviável. Ao conversar com o Helbert, surgiu essa ideia de plastificar os equipamentos com papel filme e foi impressionante a receptividade, quando retornamos da folga a solução já estava sendo usada”, explica Drielly. “Muitas vezes pensamos que só ideias com significativos impactos financeiros ou que envolvam tecnologias e grandes mudanças podem ser cadastradas, mas isso nos leva a desperdiçar a criatividade e acabamos deixando de aproveitar implantar boas soluções. Recomendo que todos apostem sempre em suas ideias”, conclui.

A ideia, adequada para a situação e para o tipo de uso desses equipamentos específicos, foi rapidamente implantada pela área, depois de aprovada sua efetividade pela equipe de Saúde da MRS. Segundo a coordenadora de Saúde, Joyce Viana, a iniciativa contribui para o controle da propagação viral e deve ser adotada por todas as áreas que possuem compartilhamento de espaços de trabalho.

“A barreira mecânica, ou seja, esse envelopamento do teclado e do mouse que vai ser compartilhado, é uma medida que ajuda na prevenção por contribuir diretamente com a higienização dos instrumentos de trabalho”, explica Joyce.

Mobilização

A ideia foi implantada em apenas 19 dias, um novo recorde na empresa que superou o anteriormente obtido, de 45 dias para implantação de uma ideia em ação. A facilidade para se colocar em prática a solução foi um fator determinante, mas o recorde só foi possível devido ao apoio das áreas envolvidas – CCO e Saúde -, que apostaram na ideia e não mediram esforços.

Com dedicação e empenho, colaboradores passaram, rapidamente, a trabalhar com mais segurança e com mais um reforço nos cuidados de saúde.

 

Não pode parar

Identificou uma oportunidade de melhoria na empresa que seja inovadora para a MRS? Pode contribuir com alguma solução para esse momento especifico relacionado à Covid-19? Cadastre sua ideia para que ela seja avaliada o mais rápido possível, o Ideias em Ação segue a todo vapor, sem interrupção de suas atividades.

A equipe de gestão do Programa continua trabalhando com a mesma rotina de avaliação e acompanhamento das ideias, entre em contato, a qualquer momento, pelo e-mail IdeiasEmAcao@mrs.com.br e pelo telefone 832 9431.

Por MRS