Mais do que nunca, é hora de nos conectarmos

Projeto CONECTA é um dos alicerces que suportará transformação na MRS

Muito provavelmente você já ouviu falar algo a respeito do Projeto CONECTA pelos canais oficiais de comunicação da MRS. Por meio da substituição do Sistema Integrado de Gestão (ERP), de outras aplicações e iniciativas, o projeto vai prover recursos para que os colaboradores possam inovar cada vez mais, orientados a uma mudança que está em sua fase inicial, em direção a uma transformação de processos e comportamentos.

“É um projeto corporativo, em que a tecnologia é o fator habilitador para a transformação que está em andamento na empresa”, pontua o gerente geral de Tecnologia da Informação, Paulo Gonçalves. “O projeto solidifica nossa estrutura sistêmica, sendo o alicerce que vai suportar tudo o que está por vir, servindo de conexão para maior integração e alinhamento entre pessoas, processos e tecnologia”.

Na terça-feira desta semana, dia 11, todos os gestores da empresa estiveram conectados por videoconferência para o evento de lançamento do CONECTA. Todas as salas de vídeo da empresa foram reservadas para o momento, que contou com abertura do diretor de Recursos Humanos, Félix Cid, palavra de alinhamento do presidente Guilherme Mello, explicação detalhada do GG de TI, Paulo Gonçalves, e apresentações dos CEOs da SAP, fornecedora da solução, e da InfoSys, implementadora do projeto.

Guilherme Mello destacou, como principais abordagens do projeto, a adoção de melhores práticas, a redução nas customizações para aproveitamento de soluções e a máxima simplificação e integração de sistemas, preparando a empresa para desafios futuros, sempre com foco em governança, sustentabilidade e modernização de processos. O presidente reforçou a importância dos gestores como vetores da transformação e liderança participativa e pontuou o que espera do time do projeto, especificamente: construção da mudança, baseada em inovação e disrupção, desapego e multiplicação de conhecimento e de boas práticas.

Durante o evento, foi apresentado a todos os gestores da empresa o líder do Projeto CONECTA, Guilherme Delgado, que está na MRS há mais de 15 anos e possui trajetória marcada por grandes contribuições dadas nas áreas de SMA (antiga SMS) e de Operações.

“Me sinto bastante desafiado diante da grandiosidade do projeto e da transformação que ele irá provocar na empresa, mas, ao mesmo tempo, bastante motivado”, destaca Guilherme Delgado. “O interessante é que o CONECTA vem ao encontro do anseio de várias pessoas da MRS de sermos mais digitais. Deu para sentir no evento uma vibrante energia nos colegas que estavam acompanhando o lançamento do projeto e tenho certeza que, com a contribuição e com o engajamento de todos os colaboradores, vamos conseguir toda essa transformação. O desafio sempre nos moveu, agora não será diferente”, conclui Delgado, otimista.

Etapas para implementação

A previsão é de que o Projeto CONECTA esteja entregue, por completo, até 2022. Confira abaixo as três grandes etapas:

Módulos preliminares: soluções digitais que podem ser implantadas em paralelo à fundação ERP (2ª fase) e que trazem benefícios em curto prazo para as áreas de negócio. Previsão de entrega: agosto de 2020.

Fundação (ERP): é a implementação do ERP, propriamente dita, que vai contemplar cobertura funcional de todo o backoffice, manutenções e faturamento. É o momento para substituição do Oracle EBS e do Baan. Previsão de entrega: agosto de 2021.

ERP Estendido: soluções de extensão do ERP implantadas sobre a fundação, além de aplicações específicas que trazem inteligência embutida. Previsão de entrega: abril de 2022.

O projeto elevará o patamar da MRS. A situação futura, prevista depois de concluídas as etapas, é de: aceleradores baseados em melhores práticas do segmento; plataforma integrada, com visão transacional e analítica em tempo real; transformação de tarefas manuais em análises de negócio; elevação de compliance com as obrigações regulatórias, baseado em regras internacionais, garantindo governança e confiabilidade dos dados; além de funcionalidades inovadoras para MRS.

 

O processo até aqui

Depois de um extenso estudo, baseado nos objetivos estratégicos da MRS, foi construído um planejamento para suportar toda a jornada de transformação digital da empresa. E, para a implementação do Projeto CONECTA, foram definidas as parceiras SAP e InfoSys.

Durante o processo de desenho da solução, foram envolvidos mais de 136 colaboradores da MRS, de 28 diferentes áreas de negócios, e promovidas mais de 40 sessões de entrevistas. Houve suporte de mais de 20 especialistas da SAP e de mais de 15 especialistas da InfoSys.

 

Alinhamento

Na próxima semana, entre os dias 17 e 19, um workshop será oferecido pela SAP para os colaboradores diretamente envolvidos no projeto. A ideia do evento é apresentar todas as soluções e mostrar, aos participantes, a relação entre os sistemas.

 

| Publicado em 14.2.2020

Por MRS