Respeito e Responsabilidade. Pratique no trânsito

Campanha Maio Amarelo traz abordagem empática em 2021: não faça com o próximo o que não gostaria que fizessem com você

Por mais um ano o mês de maio é marcado por reflexões sobre segurança no trânsito. Pedestres, ciclistas, condutores têm a oportunidade de refletir, por meio de ações de conscientização, sobre suas condutas no trânsito no dia a da. Em 2021, a reflexão é sobre atitudes importantíssimas para uma convivência harmoniosa em diversos ambientes, inclusive, no trânsito: o respeito e a responsabilidade.

“A grande reflexão para a campanha é gerar empatia aos condutores e pedestres. A impaciência e a intolerância são comportamentos comuns e refletem muito sobre o momento que vivemos com um desequilíbrio emocional. Vamos mudar nossas atitudes e respeitar ao próximo”, destaca o gerente de Segurança do Trabalho, Julio Baptista.

Desde 2014, ano de lançamento do movimento, a equipe do Observatório Nacional de Segurança Viária prepara uma campanha publicitária com um tema diferente para chamar a atenção da sociedade para os riscos e os acidentes, ou seja, para a segurança no trânsito, de forma geral. E a MRS apoia há anos a iniciativa: os conteúdos são sempre compartilhados nos canais de comunicação interna e também no site e nas redes sociais da empresa.

O apoio de ferroviários e ferroviárias nesta conscientização é fundamental. Quem lida diariamente com os desafios da logística e do transporte sabe bem a importância de um trânsito seguro, não apenas para garantir a segurança das cargas e da operação ferroviária, mas para garantir a preservação da vida. Apoie o movimento, compartilhe nas redes sociais os posts da MRS sobre o tema e ajude a disseminar a cultura de segurança no trânsito.

 

Números

NA 3ª Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela ONU/OMS, realizada na Suécia, em fevereiro de 2020, foi atualizado o total de mortes no trânsito: 1,35 milhão de pessoas perdem a vida a cada ano no mundo todo.

O último dado de mortes ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e compilados pelo Observatório Nacional da Segurança Viária, foi de 31.945 vidas perdidas em 2019. E esse é o número mais baixo desde 2001.

Alguns fatores têm contribuído para a redução do total de mortes por sinistros de trânsito no Brasil, entre eles, a conscientização promovida pelo movimento Maio Amarelo. Apoie a causa, ajude a mobilizar a sociedade.

 

 

 

 

 

 

| Publicado em 7.5.2021

Por MRS