Semana Kaizen é realizada pela primeira vez em oficina de Locos de Barra do Piraí

Conhece a ferramenta? Aproveite para esclarecer suas dúvidas e identificar oportunidades para sua localidade

A equipe da oficina de manutenção de locomotivas de Barra do Piraí (RJ) viveu uma experiência diferente entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, quando aconteceu, pela primeira vez no setor de ferramental da unidade, a Semana Kaizen. No primeiro dia, a equipe visitou a área e identificou mais de 50 ideias que, posteriormente, foram classificadas considerando custo e impacto. Foram priorizadas as atividades de alto impacto, baixo custo e boa viabilidade de execução.

A partir do segundo dia, dando sequência às atividades, foram analisados ganhos na redução de movimentação e de fila no ferramental, devido à nova organização da área, que gerou melhora na ergonomia. A melhoria deu origem a um ambiente mais seguro e confortável para o dia a dia de trabalho, o que impactou positivamente a produtividade dos mantenedores e do ferroviário responsável pelas ferramentas.

Conforme indica a metodologia da Kaizen, ao final do período de imersão são colhidos depoimentos dos participantes, preservando a identidade para garantir a imparcialidade e identificar a percepção geral dos envolvidos. Confira alguns dos destaques:

“Foi uma atividade fundamental para trabalharmos nosso pensamento crítico em relação a melhorias básicas para o dia a dia.”

 

“Passamos por uma demonstração prática da força que tem o trabalho em equipe. Esses dias nos abriram a mente para diferentes formas de ver o local de trabalho.”

A previsão é de que, a cada mês, uma nova semana Kaizen aconteça na oficina, em uma área diferente. A próxima edição será ainda em novembro, na última semana do mês.

 

 

 

Mas, afinal, o que é Kaizen e como é seu funcionamento?

Segundo o Instituto Kaizen, é uma ferramenta de melhoria contínua de processos, cujo primeiro passo consiste em identificar uma área para aplicação. Após análise prévia da área (pré-Kaizen), é definido o perfil dos componentes da equipe segundo as necessidades da área. Os gestores, então, são solicitados a indicar aos colaboradores que respeitem os perfis requeridos para a semana Kaizen. A equipe escolhida fica afastada de suas atividades rotineiras durante toda a Semana Kaizen, focada exclusivamente nas atividades a serem implementadas.

A metodologia Kaizen pode ser usada em diversas áreas, geralmente programada em semanas Kaizen realizadas uma vez ao mês, conforme prioridades alinhadas com o gerente da unidade.

Por MRS