Solução Logística para transporte de sucata de aço
Com o objetivo de oferecer mais alternativas competitivas para o transporte de sucata de aço, MRS desenvolve modelo de caçamba específico para esse tipo de carga
Um dos segmentos da siderurgia com grande potencial de crescimento para a ferrovia, mas que apresenta uma grande complexidade, é o transporte de sucata de aço. Para se inserir neste mercado, a MRS investiu no desenvolvimento de um modelo de caçamba destinado à movimentação de sucata. Este modelo tomou como base o conceito de um contêiner open top, com adequações que permitem a movimentação mais eficiente e segura do ativo entre o caminhão e o trem, tornando mais produtivo o embarque da carga nos pontos de coleta e a sua retirada no destino. Além disso, as caçambas foram projetadas com uma estrutura reforçada, atendendo a uma necessidade deste segmento.
As primeiras operações foram realizadas em maio na rota entre a Região Metropolitana de Belo Horizonte e o Sul Fluminense.
“Após esta operação, que intitulamos internamente como teste, além dos pontos de melhoria identificados, foi possível concluir que, de fato, a solução atende às necessidades e expectativas do transporte de sucata, com uma logística diversificada, segura e mais sustentável. Foi o primeiro passo de um projeto que é uma grande aposta da Gerência Geral de Siderurgia para o crescimento do share ferroviário no transporte de insumos para as siderúrgicas”, comenta o especialista de Contas Comerciais Pedro Oliveira.
O time Comercial da MRS acredita na competitividade desta solução e na captura, a médio prazo, de alta demanda pelo transporte de sucata. A sucata é um dos insumos de indústrias siderúrgicas e o seu transporte é majoritariamente feito pelo modal rodoviário atualmente. Dentro da área de atuação da MRS, há siderúrgicas instaladas nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Já o Estado de São Paulo, é o maior gerador de sucata de aço do país. Essa condição gera o cenário ideal para a entrada da MRS na logística deste insumo.
Transporte com características específicas
O transporte de sucata tem características específicas. A carga, quase na totalidade dos casos, é coletada de forma pulverizada, em locais sem acesso ferroviário, em entrepostos ou sucateiros previamente mapeados pelas principais siderúrgicas do país. As usinas que recebem a sucata, em geral, não estão estruturadas para receber a carga diretamente pela ferrovia em função de fatores como: distância do local da descarga ferroviária em relação ao local de consumo do material, com necessidade de movimentações adicionais; produtividade na descarga, que, na ferrovia, é realizada, predominantemente, por cima, com uso de garras e eletroímãs, em contrapartida à operação rodoviária, que pode ser realizada com basculamento da carga; ausência de portal de radioatividade na ferrovia – processo de checagem crítico para impedir a entrada de itens contaminados nas usinas; e ausência de balança ferroviária para verificação do volume entregue. Estes são fatores que valorizam ainda mais a solução multimodal, incluindo a ferrovia.
Na solução desenvolvida, a coleta nos entrepostos de sucata é feita por caminhões, carregados com a caçamba desenvolvida pela MRS para transportar a sucata. O novo ativo foi pensado para atender aos terminais já acessados pela MRS, viabilizando o transporte pelo trecho mais longo através do modal ferroviário. A ponta final do transporte (last mile) também é realizada pelo modal rodoviário, excluindo a necessidade de qualquer adaptação ou investimento nas usinas dos clientes. Com a utilização de veículos roll on-roll off, é possível realizar o descarregamento da caçamba por cima, utilizando os equipamentos adequados, ou por basculamento, trazendo flexibilidade para os clientes. No futuro, ela pode ser utilizada para transportar o produto acabado como retorno. A caçamba é adequada para isso.
“A caçamba para transporte de sucata é um projeto que está em desenvolvimento. Nossa intenção é realizar mais testes para a apresentação dessa nova solução para o maior número possível de clientes, conhecendo melhor as especificidades de cada operação e, dessa forma, propondo melhorias ao projeto, para que o processo de movimentação caminhão-trem-caminhão seja mais simples e dar tranquilidade aos clientes quanto à segurança da operação. Para o futuro, temos a intenção de ter mais unidades do mesmo modelo incorporados à frota da MRS”, explica o especialista de Operações Intermodais Leonardo Sena.
| Publicado em 1º.7.2022