Segurança Ferroviária

O desafio de uma nova cultura

A MRS tem trilhado a pa010_Conselheiro_Lafaite_-_MGssos largos o caminho da Segurança Ferroviária, que envolve todos os aspectos da operação de trens, muitas vezes em áreas urbanas e densamente povoadas. Hoje, a média mensal de acidentes relacionados às comunidades (atropelamentos, abalroamentos e vandalismo) está no mesmo patamar das principais ferrovias europeias e norte-americanas.

Ainda assim, a companhia está diante de um belo desafio: estabelecer uma cultura de Segurança nas comunidades que são atravessadas pela linha férrea. De fato,  atropelamentos e abalroamentos (acidentes entre trens e outros veículos) são o único ponto em que a melhoria dos nossos índices não vem acontecendo na mesma proporção dos demais. Isso ocorre, em parte, porque temos hoje diversos fatores que pressionam pedestres e motoristas, como pressa, desatenção (fones de ouvido, celulares, som automotivo, por exemplo) ou má avaliação dos riscos envolvidos. Além disso, o uso de álcool e drogas tem sido responsável por até 20% dos acidentes, em algumas localidades.

Em todos os acidentes envolvendo pedestres ou motoristas, sempre há um fator preponderante de imprudência, desatenção ou avaliação incorreta de riscos. Pare, olhe, escute.

Para reverter este quadro, a MRS atua em três grande frentes: investimentos em eliminação de interferências, ações junto às Prefeituras e campanhas de conscientização.

Eliminação de Interferências

Passarela Thiago Ferreira (8)

A eliminação da interferência mútua entre o trem e as cidades consiste em tirar pedestres e o fluxo de veículos do mesmo nível daquele em que está a linha férrea. Em outras palavras, estamos falando de passarelas, viadutos e passagens inferiores, com a consequente vedação da faixa de terreno ocupada pela ferrovia. Entre 2007 e 2013, a MRS investiu mais de R$ 84 milhões em projetos desta natureza, incluindo também a vedação da faixa de domínio e a revitalização e melhoria de passagens em nível (PNs). Desde a criação da companhia, mais de 200 km de linha férrea foram vedados. A vedação é um instrumento eficaz para a eliminação de ocorrências e é um compromisso assumido por todas as ferrovias brasileiras com o Governo Federal.

Trabalhando com o Poder Público

A MRS encontrou ainda outra forma de colaborar para o desenvolvimento de soluções de mobilidade urbana para as cidades em que está presente, permitindo que as Prefeituras possam obter recursos federais para obras e intervenções. Além dos investimentos da própria MRS na eliminação de interferências, a companhia tem desenvolvidos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA),  que financiados pela empresa e doados às prefeituras. Com eles, torna-se possível a obtenção de financiamento dos órgãos federais.

009_São_Brás_do_Suaçuí_-_MGEste modelo, que está sendo utilizado com sucesso em diversos municípios, como Belo Horizonte, São Paulo, Juiz de Fora e Santos, elimina as dificuldades técnicas dos projetos (para o que a MRS tem expertise) e cria um caminho para a obtenção de investimentos altos demais tanto para a companhia quanto para as municipalidades. Também trabalhamos com os municípios em ações pontuais, como mutirões de limpeza, soluções para o recolhimento de lixo urbano e até mesmo na instalação de radares para as passagens em nível, que são adquiridos pela empresa e doados à cidade.

Campanhas de Conscientização

Finalmente, para estabelecer uma nova visão de segurança nas comunidades,  nós promovemos ações semanais de conscientização em passagens em nível, visitas a escolas da rede pública e centros comunitários e treinamento de motoristas de ônibus, além de outras ações na mídia e na web. Estas ações atingem mais de 300 mil pessoas por ano. Desde o ano passado, a companhia intensificou suas ações e campanhas de Segurança junto à mídia, com campanhas publicitárias em rádio, na internet e na TV, além de manter um diálogo constante com a Imprensa.

Estas são ferramentas fundamentais para disseminar uma mensagem que, a rigor, é muito simples: o crescimento do Brasil passa pelos trens, e a proximidade da linha férrea exige um comportamento de atenção total. Pare, olhe e escute – dê preferência para a vida. Assista a um de nossos VTs para a TV, sobre comportamento inadequado nas passagens de pedestres: