Segurança Pessoal

 Cuidando de nosso principal bem: os ferroviários

Ao longo de toda a sua história e, em particular, nos últimos anos, a MRS tem apresentado uma evolução significativa em seus indicadores de Segurança Pessoal, aqueles relacionados a ocorrências no ambiente de trabalho. Em 2013, a taxa de frequência de acidentes com afastamento de seus colaboradores e terceirizados fechou em 0,89, o que representa um resultado 17% melhor que o do ano anterior. Tomando-se como referência o ano de 2010, a redução é ainda mais expressiva: queda de nada menos que 72%. O resultado também é positivo com a inclusão dos dados relativos a acidentes sem afastamento. Entre 2010 e hoje, a taxa de acidentes que não chegam a provocar o afastamento do trabalho caiu simplesmente pela metade.

A MRS possui hoje indicadores de Segurança Pessoal compatíveis com os de segmentos de ponta, como, por exemplo, a indústria de Petróleo e Gás.

Estes avanços são o resultado da combinação entre um sistema de gestão sofisticado e abrangente, investimentos de suporte e um esforço contínuo de promoção da cultura de Segurança, um valor que hoje é amplamente disseminado entre os colaboradores. Entre nossas ações regulares, podemos destacar:

  • Investigação de 100% dos acidentes ocorridos, com acompanhamento semanal daqueles com maior impacto pela alta administração. Estas análises geram medidas de prevenção que são disseminadas imediatamente a todas as áreas.
  • Programas regulares de inspeções de obras, instalações e equipamentos, garantindo condições adequadas e seguras de trabalho, em todos os nossos ambientes: pátios, oficinas, almoxarifados, refeitórios, escritórios e linha férrea.
  • Rigoroso treinamento para empresas contratadas, que amplia nossos valores de saúde, meio ambiente e segurança à gestão de terceiros. A companhia realiza reuniões mensais com as empresas para analisar indicadores de Segurança do Trabalho e propor melhorias.
  • Campanhas de segurança com foco no colaborador e sua família. Acima de tudo, a MRS entende que uma jornada perfeita de trabalho só é concluída com a volta, em total segurança, para casa.

Esta filosofia, que valoriza o cuidado mútuo entre as pessoas que trabalham juntas e se baseia na ideia de que nossas vidas estão relacionadas, deu origem a uma campanha de conscientização, lançada em 2012, e até hoje presente no dia a dia da companhia. Assista a um dos produtos da campanha “Uma Vida Leva à Outra”, o nosso chamado para a Segurança Pessoal.