50 dias, nove mil colaboradores e zero acidente
A MRS Logística, empresa que conta com cerca de 6.200 funcionários diretos e 3.500 indiretos, acaba de conquistar um recorde histórico: 50 dias sem acidente de trabalho. Resultado da atenção constante voltada para a segurança, princípio que faz parte do DNA da empresa. Além disso, recentemente a companhia realizou algumas obras de grande porte nas quais não houve registro de acidente.
“Sem a segurança de nossos colaboradores não é possível avançar. Esta marca de 50 dias sem acidentes sinaliza que estamos no caminho certo. O uso de equipamentos de segurança, o cuidado mútuo, o estado de alerta, especialmente, para quem desenvolve atividade de risco são fundamentais nessa conquista. E não podemos parar”, conclui a gerente geral de SMS da companhia, Ane Menezes.
Como aconteceu em outubro de 2014, pelo segundo ano consecutivo, não foi registrada ocorrência em julho. Zero acidente entre mais de nove mil pessoas que trabalham diariamente na ferrovia. Para a gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, Kátia Moreira, o resultado é fruto de um entendimento mútuo sobre a importância de trabalharmos com mais segurança sempre.
“Todos nós queremos voltar para casa bem após um dia de trabalho e isso é possível quando seguimos os procedimentos de segurança”, explica Kátia.
Obras de grande porte sem acidente
Outro marco que merece destaque são as obras de grande porte, que a MRS vem realizando sem quaisquer acidentes. A ampliação do Pátio de Mário Castilho, em Conselheiro Lafaiete é um exemplo. A obra contou com terraplenagem e construção de 5,6 km de linhas e nove AMV’s duplicando a capacidade do pátio de três para seis trens. Neste processo, 65 colaboradores foram envolvidos e a obra foi finalizada com índice zero de acidentes.
A Gerência Geral de Infraestrutura também concluiu, sem registro de acidentes, as obras de recuperação de dois túneis em Santos Dumont e Caranaíba. As obras foram concluídas no primeiro semestre e cerca de 130 colaboradores foram envolvidos no projeto, considerado de grande complexidade. Segundo o gerente de Infraestrutura, Vagner Emanuel, as atividades possuem elevados riscos, principalmente em uma obra de túneis, em que há curto prazo para execução, grande quantidade de trabalhadores e equipamentos e espaço limitado.
“Sabíamos que o desafio seria grande, por isso elaboramos uma política de segurança e saúde para antecipar, reconhecer e controlar os riscos existentes. É um dos maiores desafios da nossa área, mas não podemos e nem devemos relaxar, pois é essa dificuldade que nos move para sermos cada vez mais audaciosos e perseverantes e garantirmos acidente zero”, destaca Vagner.
Assista ao vídeo da MRS TV e saiba mais sobre as obras de grande porte da MRS que foram finalizadas com zero acidente.