Destaque - Destaque Lateral -
13/out/2016

Alunos de escolas municipais participam de ações de educação ambiental em Congonhas

A equipe de Educação Ambiental da MRS atua em ações de conscientização voltadas principalmente para crianças e adolescentes que moram nas proximidades da linha. Nos dias 27 e 28 de setembro, cerca de 300 estudantes do primeiro ao quinto ano de três escolas municipais de Congonhas (MG) participaram das ações.

“Temos direcionado as ações do Programa de Educação Ambiental da MRS a jovens de comunidades e escolas localizadas no entorno da malha ferroviária. As crianças e os adolescentes são excelentes replicadores de nossas mensagens e, de forma lúdica e divertida, conseguimos conscientizá-los sobre a importância da preservação do meio ambiente”, destaca a especialista em Educação Ambiental, Karla Machado.

Em Congonhas, foram contemplados alunos das escolas municipais Augusto Silva, José Monteiro de Castro e Maria Augusta Monteiro. Durante as visitas às instituições, o analista de Meio Ambiente Ader Soares abordou a segurança ferroviária na palestra “Que tal aprender sobre segurança brincando?”, que contou com material didático infantil sobre segurança ferroviária e apresentação de slides Ilustrativos.

Para Ana Maria Silva, professora que auxilia na condução dos projetos da Escola Municipal José Monteiro de Castro, o trabalho feito pela equipe de educação ambiental é importante por tratar de assuntos presentes diariamente na vida dos alunos.

“Além dos conceitos ambientais, o trabalho aborda também a segurança, que precisa ser reforçada com as crianças. Foram trabalhados os limites e o respeito ao trem na hora de atravessar a linha férrea. O que chama a atenção é que as informações são passadas de forma muito lúdica, as crianças compreendem rapidamente a mensagem. Esperamos continuar com o trabalho, as mensagens precisam ser passadas de forma constante, são muito importantes para os alunos”, completa Ana Maria.

Rio Grande da Serra

Ações estão sendo desenvolvidas também em Rio Grande da Serra (SP). Entre os dias 4 e 6 deste mês, o analista de Meio Ambiente Caio Valério esteve nas escolas estaduais Alziro Barbosa Nascimento e Cassiano Ricardo e também na Igreja São Francisco de Assis. A especialista em Educação Ambiental, Karla Machado, relata que, nas escolas, foram realizadas, com os alunos do segundo ao oitavo ano do Ensino Fundamental, palestras sobre preservação da natureza, lixo e água.

“Foram apresentados slides para maior interação dos alunos e, ao final, foi exibido um desenho infantil com o objetivo de reforçar a abordagem  dos temas discutidos. No total, participaram 318 alunos”, completa Karla.

Na Igreja São Francisco de Assis, a palestra foi “Água, importância e preservação”. Também foi feita apresentação de slides preparada pela equipe de Educação Ambiental e exibido um documentário sobre a importância da água para o planeta. O evento contou com 27 participantes.

“Somente nos meses de setembro e outubro, tivemos 521 pessoas participando do programa em  Rio Grande da Serra, sendo 55 da comunidade local e 466 crianças e adolescentes das escolas contempladas”, conclui Karla.